25.8 C
Campo Grande
domingo, 3 de março, 2024
spot_img

Surdoatleta de MS conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Com muita inclusão e diversidade, pela primeira vez surdos de Mato Grosso do Sul participaram da etapa nacional da Surdolimpíada, em Londrina (PR). No último fim de semana, dias 2 e 3 de dezembro, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), atletas sul-mato-grossenses competiram no evento nacional, nas modalidades individuais e em duplas de boliche, vôlei de praia e mountain bike.

No boliche, Rivair Souza da Silva, surdoatleta de Dourados, ganhou medalha de ouro. Com o resultado, está convocado para representar o país na Surdolimpíada Mundial, que será realizada em Tóquio, no Japão, em 2025.

Surdoatleta de MS conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

“A competição foi muito difícil, porque os atletas eram experientes. Quando soube que iria defender o estado na Surdolimpíada, comecei a estudar os movimentos, com a ajuda do YouTube, as pegadas, a movimentação do braço e velocidade do arremesso. Vou continuar treinando para me sair bem também na Surdolimpíada Mundial”, ressalta Rivair.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, a Surdolimpíada é um mecanismo de inclusão dos surdos no esporte de muita eficiência e, além disso, assume um papel de visibilidade da comunidade surda.

Surdoatleta de MS conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

Os representantes sul-mato-grossenses são vinculados à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul). O diretor da entidade, Adriano Gianotto, ressalta que é importante valorizar a prática esportiva, pois influencia em várias áreas, inclusive na saúde mental dos atletas.

“Me senti muito feliz pela conquista da medalha de ouro para o boliche, não é fácil a concorrência, as federações são fortes, foi uma conquista incrível. Os atletas precisam de orientação, foco, e paciência”, frisa.

Resultados:

Surdoatleta de MS conquista primeiro lugar em Surdolimpíada Nacional em Londrina

FDSMS (Federação de Desportos de Surdos de Mato Grosso do Sul) – 9º lugar geral.

Ciclismo Montain Bike

Feminino: Tábata Larissa Rodrigues Lopes (5° lugar).
Masculino: Isaac Péricles Maia de Medeiros (14° lugar).

Boliche Masculino:

Rivair Souza da Silva (1° lugar).
Jarbas Batista de Almeida (9° lugar)

Fale com a Redação