23.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de julho, 2024
spot_img

Tecnologia MS em controle de pausas térmicas atende indústria em Minas

Uma tecnologia desenvolvida pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) em Mato Grosso do Sul, para atender o segmento industrial do Estado, cruzou as fronteiras e está sendo empregada em uma indústria do estado de Minas Gerais. O chamado Sistema TermoControl, como ferramenta, foi adotada pela indústria de alimentos Bem Brasil, em Araxá. 

‘TermoControl’ usa inteligência artificial para fazer o controle de pausas térmicas em áreas frias, com objetivo de atender as normas trabalhistas. O líder de projetos de inovação do Centro de Inovação do Sesi em MS, engenheiro Jonas Raul Balbinoti, explica o funcionamento da tecnologia.

“Trata-se de um sistema de gerenciamento das informações referentes às pausas térmicas, que fornece segurança jurídica e confiabilidade nos registros a partir da utilização de técnicas de reconhecimento facial e sensores de radiofrequência. O principal objetivo é contribuir com a gestão efetiva das pausas térmicas dos trabalhadores que atuam em ambientes artificialmente frios, conforme exigidos pela NR 36 (Norma Regulamentadora do Trabalho)”, disse.

Os totens que realizam os registros dos usuários são instalados na entrada dos ambientes frios de armazenamento, onde a temperatura pode chegar a -27ºC. Além da implantação do sistema, a indústria mineira recebe visitas técnicas de acompanhamento e aplicação de novas funcionalidades.

Buscava soluções

O engenheiro e líder técnico do Centro de Inovação do Sesi, Lucas de Moura Bueno, conta que a Bem Brasil buscava soluções para registro de tempo de funcionários em ambientes controlados, e por meio de pesquisas na internet encontrou referências sobre o TermoControl. Por ser uma tecnologia personalizável, o sistema recebeu adaptações para atender necessidades específicas.

“Para a Bem Brasil, foi criada uma tela de monitoramento para que os gestores conseguissem acompanhar o tempo que o funcionário está no ambiente frio e, desta forma, atender a legislação de tempo máximo em ambiente controlado”, diz.

Os resultados obtidos pela empresa são positivos, segundo o líder de projetos.

“Após a implantação, os gestores se mostraram bem satisfeitos com o que foi desenvolvido, pois era uma necessidade da indústria poder acompanhar o tempo que cada operador ficava em um ambiente controlado assim atendendo as normas regulamentadoras”, concluiu Balbinoti.

Sua empresa também pode utilizar os serviços do Centro de Inovação Sesi

Empresas de todos os portes podem adquirir e utilizar os serviços dos Centros de Inovação Sesi MS. O primeiro passo é relatar seu desafio à equipe de atendimento. Uma vez identificadas as dores e oportunidades de inovação, as equipes de saúde e segurança no trabalho elaboram projetos inovadores, que posteriormente são desenvolvidos e implantados junto ao cliente. 

Fale com a Redação