23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 10 de maio, 2024
spot_img

Tentando retorno: Delcídio anuncia pré-candidatura a prefeito de Corumbá

O ex-senador cassado, Delcídio do Amaral, tentando retorno a política partidária e eletiva a um cargo publico, anunciou nesta quarta-feira (14), que é pré-candidato a prefeito do município de Corumbá. Ele retornou domicilio eleitoral ao quarto maior município de mato Grosso do Sul, e importante polo turístico com o Pantanal, onde ele nasceu, tem propriedades rural, mas não reside oficialmente.

Delcidio que foi cassado pelo Senado Federal em 2015, ficou inelegível por oito anos, já completados em dezembro do ano passado, após tentativas de recorrer na Justiça e perder ações ou ficar sob judice. Ele até tentou concorrer a deputado federal em 2022, mas teve candidatura barrada pela condição de inegebilidade.

Agora, apesar de não parecer, já passaram os oito anos, Delcidio com novo partido, o PRD (Partido Renovação Democrática), criado recentemente com a fusão do então PTB e o Patriotas, confirmou que é pré-candidato a prefeito em Corumbá.

O ex-senador, até poucos dias dizia que não disputaria a próxima eleição, que é para prefeito e vereadores em outubro de 2024, para cuidar do seu partido PRD em MS, do qual ele ficou presidente regional. Porém, ele informou ontem, que pretende concorrer a Prefeitura da Cidade Branca.

Mostrar o PRD

Indagado se esta decisão não traria prejuízo na construção do partido, como tinha justificado anteriormente, Delcídio pontuou que seguirá uma determinação do diretório nacional. “O partido precisa ter protagonismo nas principais cidades”, declarou.

Interessado, na disputa, Delcídio já esteve em Corumbá, município onde ele nasceu, neste Carnaval. Esta será a primeira vez que ele concorrerá ao cargo de prefeito.

“Corumbá precisa de gestor. Se colocar gestor, um cara que enxerga o que vem ai, não tenha dúvida nenhuma, o futuro de Mato Grosso do Sul vai nascer aqui: na cidade mais emblemática, histórica, turística, com maior potencial sobre o ponto de vista de sustentabilidade, de meio ambiente, do Estado, da história. Vou colocar minha pré-candidatura no partido para ser prefeito de Corumbá. Está na hora”, declarou o ex-senador.

Sob judice, mas não se elegeria

Delcídio disputou a última eleição em 2022, quando concorreu a deputado federal e obteve 18.862 votos.

A candidatura foi e ficou sob judice, mas depois indeferida/reprovada. Contudo, mesmo concorrendo ou ficando no sistema de votação, ele teve votos insuficiente para a eleição ao cargo.

Fale com a Redação