27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 9 de outubro, 2024
spot_img

Termelétrica de Três Lagoas começa a operar para suprir demanda de energia

Começou a operar na segunda-feira (10) a termelétrica Luiz Carlos Prestes, localizada em Três Lagoas e que pertencente a Petrobras, atendendo ao sub-mercado de Centro-Oeste/Sudeste.

A usina de Três Lagoas tem capacidade de 360 MWmed, indicando a energia gerada em um período determinado. No entanto, a média diária programada para produção era de 349 MWmed, um pouco abaixo da capacidade total.

O volume de produção em MWmed é calculado dividindo-se o volume em MWh pela quantidade de horas do período considerado, o que permite uma comparação mais precisa entre diferentes períodos.

Quanto à média diária verificada, a usina gerou 217 MWmed. Isso significa que houve uma diferença negativa de 64 MWmed em relação ao programado. Em termos percentuais, essa variação negativa é de 29%.

Segundo o relatório, a “UTE Três Lagoas gerou abaixo do valor programado devido às rampas de elevação e redução de geração e menor rendimento de suas unidades geradoras”.

Por conta da estiagem, as hidrelétricas não estão conseguindo fornecer energia para atender a demanda. O Ministério de Minas e Energia acredita que deve ocorrer o acionamento de 70% a 80% das usinas térmicas do País.

Após dois anos, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a volta da bandeira vermelha, que é um acréscimo na conta devido, justamente, a necessidade de acionar as térmicas.

Gás natural

A termelétrica de Três Lagoas é abastecida por gás natural, a partir do ramal que vem da Bolívia e administrado pela MSGÁS em Mato Grosso do Sul. Por dia, a usina pode consumir até 1,8 milhão de metros cúbicos/dia de gás natural para a produção de energia.

Conforme a concessionária de gás natural de MS, o consumo da térmica deve variar entre 1,8 milhão a 1,2 milhão de metros cúbicos/dia, conforme a demanda do operador nacional por energia elétrica.

À MSGÁS a Petrobras deve pagar apenas pela distribuição do gás, rendendo algo em torno de R$ 83 mil por dia. Além disso, o impacto é grande na arrecadação de ICMS e também na balança comercial, já que aumenta a importação do combustível.

Fale com a Redação