(Foto: Agência Brasil)

Todos os inscritos devem conferir as opções de curso selecionadas até o término das inscrições

O prazo de inscrição para a primeira edição de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta quarta-feira (14). As inscrições podem ser realizadas, exclusivamente, na página eletrônica do Sisu, até as 22h59 (de MS), sem qualquer cobrança de taxa. O resultado sairá na próxima sexta-feira (16).  

Todos os estudantes que obtiveram nota superior a zero na prova de redação do Enem 2020 podem aproveitar a ampliação do prazo para inscrição no Sisu e participar da disputa por uma das 206.609 vagas disponíveis para ingressar na educação superior. Ao todo, há oferta de vagas para 109 instituições públicas de ensino superior.

E quem já se inscreveu no Sisu deve conferir as opções de curso selecionadas até o término das inscrições. Esta verificação, que é sempre importante em todas as edições do Sisu, o é, especialmente, diante da atual divulgação das notas de corte, em que a nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção de inscrição não será mais computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção. 

Após o primeiro ranqueamento de notas de corte, no atual formato de apresentação delas, ocorrido ontem (13), o sistema de inscrição fará o último ranqueamento, na virada de hoje para amanhã, entre 0h e 1h da manhã de hoje, horário de Brasília (DF).

A nota de corte é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, de acordo com o desempenho obtido no Enem. As notas de corte são diferentes para cada modalidade de concorrência, ou seja, tanto para quem se inscreve nas vagas de ampla concorrência, ações afirmativas e cotas, bem como suas subdivisões, conforme as opções elencadas no ato da inscrição ao Sisu.

Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), os estabelecimentos de ensino de Mato Grosso do Sul oferecem, ao todo, 1.929 vagas para este semestre.

No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), são 1 mil vagas disponíveis em 17 cursos, todos com 40 vagas. Já na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), são 929 vagas disponíveis.

Enem adiado

A pandemia fez com que a prova do Enem 2020 fosse adiada para janeiro. Assim, várias universidades como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS ) voltassem a admitir novos alunos através de vestibulares próprios.

Cronograma do Sisu

Inscrições: de 6 a 14 de abril;

Resultado da chamada única: 16 de abril;

Matrícula ou registro acadêmico: de 19 a 23 de abril;

Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril.

Comentários