26.8 C
Campo Grande
terça-feira, 30 de abril, 2024
spot_img

Termina rebelião em presídio de Cassilândia com transferência de internos

Mais de 100 presos foram transferidos para outras penitenciárias de MS

Terminou na noite desta quarta-feira (22) a rebelião no Presídio de Cassilândia, distante 418 km de Campo Grande. A Tropa de Choque da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) saiu de Campo Grande e chegou em Cassilândia por volta das 19 horas, para realizar intervenção que acabou com o motim.

+ Fora de controle: presidio de Cassilândia com rebelião de ‘quebra geral’ obrigou mobilização de Forças de Segurança MS

Em nota, a Agepen informou que o motim de presos no Estabelecimento Penal de Cassilândia, iniciado na tarde de hoje, foi encerrado por volta das 20 horas. Policiais Penais do Comando de Operações Penitenciária (COPE) realizaram a intervenção no presídio e retomaram a ordem no local. A ação se deu de forma tranquila e sem intercorrências. Após a retomada da ordem da unidade, foi realizada a conferência geral dos internos.

“Graças ao trabalho conjunto das forças de segurança, envolvendo também as polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros Militar, sob o comando da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, bem como o apoio de autoridades locais, foi possível minimizar danos.  Não houve reféns e nem internos lesionados”, frisou nota.

Ainda a Agepen disse que situação foi um fato isolado ao presídio de Cassilândia, não tendo ocorrido reflexos em outros estabelecimentos penais do estado.

Conforme informações já apuradas, o motim teve início após desavenças entre presos, que queimaram colchões para servirem como barreiras. A situação ficou restrita aos pavilhões, sendo preservadas as áreas administrativas e portaria.

A Agepen está fazendo os levantamentos dos danos ao patrimônio.

Devido aos prejuízos estruturais causados, a instituição providenciou a movimentação de 107 presos para outras unidades prisionais, como medida de segurança e para a realização dos reparos necessários.

Por fim, a Agência informa que as visitas de familiares, que ocorreriam no domingo, estão suspensas.

Fale com a Redação