A partir de agora, todas as comarcas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul contam com comunicação por rede de dados para uso dos sistemas judiciais e internet mais estável e segura, garantindo velocidade e estabilidade na prestação dos serviços à população. Foi concluído o trabalho de instalação do link redundante, tecnologia que atua como reserva técnica em caso de falha na conexão principal de dados.
Na prática, significa que, se o link principal de comunicação por internet apresentar qualquer instabilidade, outro link entra em operação automaticamente, mantendo o acesso aos sistemas processuais e administrativos, como o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), o SEEU, o Microsoft Teams, e em breve eproc e Sei. Essa medida reduz as quedas de sistema e evita a paralisação de serviços essenciais.
Além de oferecer maior garantia de disponibilidade, os novos links têm capacidade ampliada para atender futuras demandas e incorporar novas tecnologias e serviços, como videoconferências, acesso Wi-Fi para partes interessadas e treinamentos on-line para servidores e magistrados, bem como o uso de inteligência artificial.
A diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TJMS, Liriane Nogueira, explica que a redundância de link MPLS é como ter duas estradas diferentes ligando o mesmo ponto A ao ponto B. “Se uma estrada (link principal) der problema, o sistema usa automaticamente a outra estrada (link redundante), sem parar as entregas, que, no caso, são os sistemas e a internet. Isso garante que a comunicação continue funcionando mesmo que haja falha no caminho principal”.
O modelo implantado utiliza duas operadoras distintas para fornecer os links de comunicação. Em condições normais, ambos permanecem ativos, aumentando a capacidade de transmissão de dados e permitindo o balanceamento de carga, que distribui o tráfego de forma mais eficiente e melhora a experiência dos usuários.
O investimento no link redundante faz parte do processo de transformação tecnológica do TJMS, acompanhando as diretrizes da administração do presidente, Des. Dorival Renato Pavan, que visam oferecer serviços cada vez mais ágeis e seguros, garantindo a eficiência na prestação de serviços.