28.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 15 de setembro, 2025
spot_img

TJMS inicia 18º Curso de Formação de Conciliadores Judiciais em Campo Grande

Na manhã desta segunda-feira, dia 15 de setembro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), deu início ao 18º Curso de Formação de Conciliadores Judiciais. A capacitação, realizada de forma presencial até sexta-feira, dia 19 de setembro, acontece na Sala de Cursos do Nupemec, localizada na Rua Raul Pires Barbosa, 1503, no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande.

O curso tem como finalidade apresentar conteúdos essenciais sobre autocomposição e oportunizar atividades práticas para formar conciliadores aptos à condução de sessões de conciliação, nos moldes idealizados pela Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses no âmbito do Poder Judiciário, conforme a Resolução nº 125/2010 do CNJ, bem como em consonância com os parâmetros consagrados pela Resolução nº 6/2016 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Sob a coordenação-geral do desembargador José Ale Ahmad Netto, o Nupemec tem como meta nesta gestão ampliar a conciliação, a mediação e também a justiça restaurativa em Mato Grosso do Sul. A atual estrutura administrativa do Nupemec, hoje uma secretaria, contribui para o alcance dos propósitos pretendidos.

A realização da ação formativa está prevista no contrato interno de gestão firmado entre o TJMS, sob a presidência do Des. Dorival Renato Pavan, e o Nupemec, reforçando o compromisso da instituição com a difusão dos métodos consensuais de solução de conflitos.

Entre os temas contemplados durante a capacitação estão o panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos, a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, a diferenciação entre mediação e conciliação, a interdisciplinaridade da mediação, além de ferramentas para promover mudanças no processo de diálogo entre as partes.

A formação é conduzida pela instrutora de mediação e conciliação judicial do TJMS e facilitadora de Justiça Restaurativa, Cristiana Jeronimo Diniz Junqueira Mendes, que também atua como mediadora judicial e é pós-graduanda em neurociência e desenvolvimento humano aplicado à mediação e conciliação.

Fale com a Redação