Nesta sexta-feira (26) finaliza a edição Parques de Campo Grande da cineclube Transcine – Cinema em Trânsito. O último espaço a receber o projeto é o parque Jacques da Luz, que na sexta-feira (26), às 18h, terá exibição. Na quinta-feira e sexta-feira, durante o dia, será ministrada oficina de vídeo na Escola Estadual Professora Izaura Higa. Toda a programação é gratuita.

A Transcine completou nesta quarta-feira (24) 9 anos de sua primeira exibição, feita na antiga rodoviária. As atividades dessa semana também serão uma celebração de aniversário.

Serão exibidos filmes do início do cinema, produções do fim do século 19 e início do século 20: documentários dos irmãos Lumiére; Viagem à Lua, de George Méliés; O Homem com a Cabeça de Borracha, de George Méliés; O Grande Roubo do Trem, de Edwin Porter; As Consequências do Feminino, de Alice Guy; O Diário de Glumov, de Sergei Eisenstein; e Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí.

Oficina de vídeo

Antes da exibição será ministrada uma oficina de vídeo na Escola Estadual Professora Izaura Higa. A oficina terá um formato dinâmico e será oferecido um guia de linguagem audiovisual aos inscritos. Durante a parte teórica será trabalhado conteúdo sobre os diferentes aspectos da linguagem audiovisual, sua história, evolução das narrativas e a tecnologia envolvida nessa experiência.

Ainda será ministrado conteúdo sobre a sensibilização do olhar, detalhando os aspectos importantes da composição fílmica e ao mesmo tempo a relação com o outro, com o espaço e com as diferenças que o compõem. Na parte prática o aluno irá aprofundar esse olhar produzindo curtas-metragens, intitulados “Vidículos”, no próprio parque. As imagens serão captadas através dos celulares e/ou câmeras, de acordo com o instrumento que o inscrito tiver em mãos. Esses filmes serão divulgados nas redes sociais do projeto.

Essa edição do Transcine foi contemplada com recursos do FMIC – Fundo Municipal de Investimentos Culturais, da Sectur – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Prefeitura de Campo Grande.

Para mais informações acesse as redes sociais do projeto: Facebook (@transcinecg) e Instagram (@transcinecg), ou pelo whatsapp 67 98413-3442.

Serviço: O parque Jacques da Luz, onde haverá exibição do Transcine na sexta-feira (26) a partir das 18h, fica no cruzamento das ruas Barreiras e Copaíba, Moreninha III.

Comentários