18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Transporte Ativo foi tema debate da 3ª live do Detran-MS pela Semana Nacional do Trânsito

Cerca de 1,5 mil internautas foram alcançados na live da Semana Nacional de Trânsito desta semana, organizada pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) e transmitida por meio de sua página no facebook.

Na ocasião, a diretora de Educação para o Trânsito do Departamento, Elijane Coelho, promoveu um bate-papo com a professora e ciclista Renata Soares de Oliveira Angeloni com o tema Transporte Ativo – Pedestres e Ciclistas. De acordo com a diretora, o tema trânsito é previsto nas bases de educação, mas deve ser trabalhado de maneira transversal o que leva a professora a ocupar um lugar de destaque por seu trabalho, que teve início em 2011.

“Já no primeiro acesso ao conteúdo trânsito, me encantei pela forma de aplicar”, explicou Renata que também afirma ter motivações pessoais pelo tema. “Meu avô materno faleceu em um acidente de trânsito. Ele era passageiro. Quando criança, uma prima de nove anos faleceu na Avenida Marechal Deodoro. Não soube atravessar a rua corretamente, estava desacompanhada. Foi dessa forma que percebi que eu podia fazer diferente nas escolas, eu me apoiei em princípios pessoais e educacionais para desenvolver um trabalho diferente, de forma os alunos pudessem entender e levar o assunto para casa, continuar isso com os pais, e permanecerem vivas”, explanou.

Durante pouco mais de quarenta minutos o tema foi desenvolvido com perguntas de internautas e participação de ativistas do ciclismo e outras autoridades ligadas ao trânsito em Mato Grosso do Sul.

Durante a conversa, Renata contou que pedalava quando era criança. Ia e voltava com as amigas para a escola todos os dias, mas que com o passar dos anos e as responsabilidades com trabalho precisou deixar o velho hábito de lado. Há dois anos, depois que o marido com problemas na coluna precisou de atividades físicas que não implicassem em impacto, resolveu voltar a pedalar.

“Esse é um caminho sem volta, um mundo diferente, você descobre uma nova forma de experimentar a vida e admirar o nosso meio ambiente”, salientou.

“Problemas sociais existem e precisam ser trabalhados. Por isso é importante que as pessoas saibam se locomover, é importante que condutores tenham o olhar de cuidar do outro, seja de moto, de carro, de ônibus, tem que estar atento o tempo todo e se colocar no lugar do outro. O maior cuida do menor. Basta pensar que alguns acidentes não têm volta”, finalizou.

O que te motiva a andar de bicicleta?

“Além da sensação do vento no rosto, sentimos a liberdade, que do nosso dia-a-dia, sempre estamos na correria do trabalho! Sendo assim a bike é aonde eu encontro um momento só meu, para deixar de pensar no trabalho, na vida cotidiana! E me concentrar somente na pista e no meu bem-estar! Bicicleta é vida!”. O comentário é da internauta Kátia Teixeira que acompanhou a live na manhã desta terça-feira.

Fale com a Redação