Nova tecnologia oferece melhor qualidade de imagem e som, além de recursos interativos e personalização da experiência do usuário
Os brasileiros devem se preparar para uma mudança significativa na forma de consumir televisão aberta. O governo federal está prestes a lançar a TV 3.0, um novo padrão tecnológico que promete transformar a experiência do telespectador com imagens em resolução até 8K, som aprimorado, interatividade e recursos personalizados, semelhantes aos das plataformas de streaming.
O anúncio foi reforçado na última quarta-feira (7), durante a posse do novo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho. “Temos pela frente a implantação da TV 3.0. É uma transformação tecnológica na TV e no setor, um grande salto tecnológico democrático que vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando o seu papel como serviço gratuito, aberto e de qualidade”, afirmou o ministro.
A terceira geração da TV aberta será baseada em um sistema totalmente integrado à internet. Com isso, os tradicionais canais numerados darão lugar a uma navegação por meio de aplicativos. A mudança permitirá, por exemplo, que os usuários escolham diferentes câmeras em reality shows ou transmissões esportivas, participem de enquetes ao vivo e até realizem compras de produtos exibidos na tela.
A qualidade da imagem será outro destaque da novidade. A resolução, hoje limitada ao Full HD, passará a ser em 4K ou até 8K, com melhorias também nas cores, nitidez e som. O acesso ao novo sistema continuará gratuito, mas, além da conexão à internet, exigirá inicialmente um conversor. A expectativa é que, com o tempo, os aparelhos de televisão vendidos no Brasil já venham com a tecnologia embutida.
A base para a implantação da TV 3.0 foi lançada em abril de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto para promover o avanço tecnológico no setor. O documento criou um grupo de trabalho para definir o padrão, a regulamentação e o modelo de implantação.
Em 2024, o Ministério das Comunicações concluiu o texto final do decreto, e o então ministro Juscelino Filho anunciou a previsão de lançamento da nova TV para 2025. Segundo Siqueira, o decreto já está pronto e aguarda apenas o retorno do presidente Lula da viagem à China para ser sancionado e oficializar o início da implementação.