21.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 28 de março, 2024
spot_img

UFGD prorroga inscrições do vestibular até começo de Fevereiro

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), anunciou na última sexta-feira (14), que prorrogou as inscrições para o seu Processo Seletivo Vestibular até o dia 4 de fevereiro. Uma das razões foi o grande número de estudantes que se inscreveu para o vestibular mas não conseguiu quitar a taxa no valor de R$ 100,00 até a data prevista final, que seria na sexta-feira. Assim, com a prorrogação, o prazo para o pagamento da taxa também vai até próximo dia 4.  

Contudo, a data da prova não foi modificada, permanecendo no dia 20 de março, nas cidades de Dourados e Campo Grande. Os candidatos farão tanto a prova de redação como a prova objetiva, com 60 questões, no horário das 13h às 18h30. Na inscrição do vestibular, o candidato pode optar por fazer a prova na sede Douradense ou na Capital.

A UFGD oferece 32 cursos presenciais de graduação, sendo todos gratuitos. Alguns dos cursos de bacharelado são: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Geografia, Gestão Ambiental, História, Medicina, Nutrição, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Zootecnia. 

Nas engenharias, a UFGD oferece os cursos de Engenharia de Aquicultura, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.  Para formação de professores e professoras, a UFGD oferece os cursos de licenciatura em Artes Cênicas, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Química.  Para saber mais sobre os cursos da UFGD, acesse: https://www.ufgd.edu.br/portal/menu/cursos-presenciais.  

CURSO LETRAS-LIBRAS EAD 

Na modalidade de Educação a Distância, a UFGD oferece o curso de Letras-Libras – Língua Brasileira de Sinais – tanto na modalidade de bacharelado, que é voltada para a formação de intérpretes, como de licenciatura, voltada para a formação de professores. São 30 vagas para a Licenciatura em Letras-Libras, com prioridade para pessoas surdas, em respeito ao artigo 4º do Decreto Federal nº 5.626/2005.

A versão do edital acessível em Libras está disponível na página do vestibular. Havendo vagas remanescentes, a oferta se dará para os ouvintes (obedecendo a reserva de vagas conforme a Lei n.º 12.711/2012). O curso de bacharel em Letras-Libras também apresenta 30 vagas, mas é mais amplo, não tem prioridade para surdos, seguindo somente as reservas de vagas de acordo com a legislação.

COTAS PARA ESCOLA PÚBLICA 

Em todos os cursos ofertados, metade das vagas é destinada a quem cursou o Ensino Médio integralmente em escola pública. É o que garante a Lei n.º 12.711/2012 e suas alterações: metade das vagas será disponibilizada para ampla concorrência e a outra metade será reservada para estudantes de escola pública, com recorte sobre renda familiar e cotas para negros (pretos e pardos) e indígenas, de forma proporcional ao último censo populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para saber mais sobre a política de cotas, acesse: https://portal.ufgd.edu.br/noticias/metade-das-vagas-do-vestibular-2022-da-ufgd-sao-para-estudantes-de-escola-publica 

Fale com a Redação