23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

UFMS e Escola Judicial do TJ-MS firmam convênio para criação de observatório

Na sexta-feira, 10, a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (Ejud/MS) foi inaugurada e a UFMS assinou um convênio com a instituição, com foco na criação de um observatório de pesquisa, ensino, extensão e inovação com participação de magistrados.

A parceria, na prática, será por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMS, que tem nos Direitos Humanos a sua área de concentração, com pesquisas divididas entre duas linhas: Direitos Humanos, Estado e Fronteira; e Direitos Fundamentais, Democracia e Desenvolvimento Sustentável.

Como observatório, será realizado o compartilhamento de dados e procedimentos processuais entre a  Escola Judicial e a Universidade, fomentando assim a produção e publicação de artigos científicos. “O importante do observatório é ter pessoas e, em parceria com a Ejud junto com a pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade, nós vamos qualificar 20 novos magistrados no mestrado. então são vagas de mestrado para poder ajudar no desenvolvimento dos projetos de pesquisa, extensão e inovação e, ao mesmo tempo, iniciar um grande projeto nacional”, explicou o reitor Marcelo Turine.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, afirmou que a Ejud está expandindo suas atividades e prova disso é a parceria com a UFMS. “A Escola vem cumprindo seu papel, está crescendo, evoluindo, tanto que agora firmamos essa parceria com a UFMS, consolidada por este observatório. Espero que possamos entregar alguma experiência prática, alguma vivência da nossa realidade e, em troca, recebamos a visão acadêmica e científica de quem atua e tem outra perspectiva da sociedade”, disse.

Além do lançamento do convênio, na cerimônia também foi inaugurado o novo espaço físico da Escola Judicial, uma estrutura configurada especialmente para receber os magistrados e servidores. “O prédio é totalmente moderno e adaptável a todas as formas de ensino, a distância e presencial, com toda a tecnologia necessária – inclusive já em funcionamento. Enfim, este é um espaço aberto a todos que possam contribuir para o crescimento da Escola em prol da magistratura e dos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor-geral da Ejud, desembargador Dorival Renato Pavan.

Clique aqui para ler mais sobre a Escola Judicial e acompanhe as ações da Pós-Graduação em Direito da UFMS em ppgd.ufms.br.

Fonte: Ascom UFMS

Fale com a Redação