22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 8 de maio, 2024
spot_img

UFMS está com processo seletivo para professores substitutos até dia 17

As oportunidades são para cinco municípios do estado e o tempo de contratação pode ter prorrogação limite de até 24 meses.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para 19 vagas de professores substitutos em diversas áreas de conhecimento. As vagas são distribuídas entre a Cidade Universitária, na Capital, e no interior, nos câmpus de Aquidauana, Coxim, Naviraí, Pantanal, Paranaíba e Três Lagoas. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis até o dia 17 de março, na página concursos.ufms.br.

De acordo com a UFMS, a finalidade da contratação é garantir a continuidade do ensino e diminuir os impactos no cronograma estabelecido durante a ausência do professor titular da vaga. Atualmente, a Universidade conta com a colaboração de 50 professores substitutos e o limite de contratação de professores substitutos é de 10% do total de cargos de docentes de carreira efetiva.

A diretora de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Panmella Candido Oguido, destaca os benefícios profissionais  e pessoais da vaga. “Atuar como professor substituto é uma oportunidade de aprimora habilidades, capacidade de lidar com desafios, construir parcerias com outros professores e trocas de experiências, além do enriquecimento do currículo”.

Os professores substitutos têm atribuições semelhantes a dos docentes efetivos, como elaboração e cumprimento do Plano de Ensino, aplicação de metodologias de ensino, elaborar e aplicar instrumentos de avaliação, garantir o registro de frequências e notas, elaborar o Relatório de Atividades do Semestre, e participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O tempo de contratação pode ter prorrogação limite de até 24 meses.

O processo seletivo terá três fases eliminatórias: a prova escrita, a prova didática e a prova de títulos. Para a inscrição, é necessário anexar um documento oficial de identidade, CPF e providenciar as cópias do diploma de graduação, do título de doutor ou mestre. Para aqueles que forem concorrer à vaga de especialista, é necessário encaminhar a cópia do certificado de especialista ou a declaração de conclusão de curso com Histórico Escolar.

“É importante frisar que a documentação exigida contribui para evitar irregularidades no processo seletivo, promovendo a igualdade de oportunidades entre os concorrentes e preservando a credibilidade das instituições responsáveis pela seleção”, comenta a diretora. 

A remuneração é definida conforme titulação e carga horária da vaga. Cada unidade com oferta de vaga deve publicar edital com especificações, como informações sobre o programa e bibliografia. Para acessar os editais e fazer a inscrição acesse concursos.ufms.br.

Fale com a Redação