19.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 1 de agosto, 2025
spot_img

UFMS realiza em agosto ‘Semana de Arrecadação de Lixo Eletrônico’ em todas as unidades

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza, pela primeira vez em todos os seus câmpus, a Semana de Arrecadação do Lixo Eletrônico, que acontece entre os dias 11 e 15 de agosto. A iniciativa é aberta à comunidade interna e externa e resulta de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Cidadania e Sustentabilidade (Procids) e a Faculdade de Computação (Facom), com o objetivo de promover a reutilização e a destinação correta de equipamentos eletrônicos, além de fortalecer o aprendizado dos estudantes.

Segundo Leonardo Chaves, diretor de Sustentabilidade da Procids, a expansão para todos os câmpus reflete o sucesso do projeto iniciado pela professora Luciana Montera na Facom, na Cidade Universitária. “O lixo eletrônico possui um imenso potencial poluidor, e a demanda por descarte correto é constante em todas as regiões onde atuamos. Ao ampliar a ação, queremos não apenas atender essa necessidade, mas também fortalecer uma cultura de responsabilidade ambiental em toda a comunidade universitária e nas cidades onde estamos presentes”, destacou.

O projeto atua como um catalisador de conscientização para estudantes, servidores, colaboradores terceirizados e para a população em geral. “Muitos ainda desconhecem os riscos ambientais e de saúde associados ao descarte inadequado do lixo eletrônico, que contém substâncias tóxicas como chumbo, cádmio e mercúrio. A Semana de Arrecadação é uma oportunidade para educar e engajar a comunidade sobre a importância do descarte correto”, explicou Chaves.

Além de evitar a contaminação do solo e da água por componentes tóxicos, a coleta contribui para a recuperação de metais e outros materiais recicláveis, diminuindo a necessidade de extração de recursos naturais e o impacto da produção industrial. “É um ciclo virtuoso que exemplifica a economia circular e reforça o compromisso da UFMS com um futuro mais sustentável”, complementou.

A primeira edição do evento ocorreu em 2017, a partir da iniciativa dos alunos da disciplina Sociedade Ambiente, coordenada pela professora Luciana Montera. “Inicialmente, seria uma ação local para alunos da Facom, focada na troca e doação de equipamentos de informática. Porém, o evento cresceu, alcançando toda a comunidade interna e externa da UFMS, e recolhemos mais de 1,4 mil quilos de eletrônicos naquela edição, mostrando a relevância do tema e a necessidade da sociedade pelo descarte correto”, contou a professora.

Para coordenar a ação nos diferentes câmpus, cada direção local indicou um líder responsável, que será o ponto focal da Semana de Arrecadação. A expectativa é que professores, servidores técnico-administrativos e estudantes se mobilizem, junto à comunidade local, para ampliar o impacto da campanha.

“Nossa expectativa é não só arrecadar um volume expressivo de material, mas principalmente aumentar a conscientização sobre a importância do descarte correto. Mais do que a quantidade, queremos transformar mentalidades e promover hábitos sustentáveis que perdurem além da semana do evento. Contamos com a participação de todos”, finalizou Luciana Montera.

Fale com a Redação