31.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

UFMS se classifica entre as universidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo

Pelo terceiro ano consecutivo, a UFMS garantiu uma boa colocação no UI GreenMetric World University Rankings. Das 40 instituições brasileiras que entraram na lista, a UFMS ficou em 5º lugar – e em 3º, dentre as instituições federais. Das 118 universidades da América Latina, a UFMS ficou na 18ª posição. Ao todo, 956 instituições de ensino do mundo todo foram avaliadas – e a UFMS se classificou no 163º lugar.

UI GreenMetric World University Rankings avalia universidades em relação às suas práticas de sustentabilidade e, em 2021, o tema do ranking foi “Universidades, UI GreenMetric e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em tempos de pandemia”. Seis itens são avaliados para classificar as instituições de ensino: Ambiente e Infraestrutura, Energia e Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação; e Pesquisa. 

UFMS se classifica entre as universidades mais sustentáveis do Brasil e do mundo

“Nesses itens foram feitas diversas perguntas que deveriam ser confirmadas por meio de relatórios com dados, fotos, links, enfim, comprovação do que estávamos respondendo e, em 2021, foram inseridas perguntas em cada um desses temas sobre ações das universidades na pandemia”, explica o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves. “Realizado pela Universitas Indonesia,  este é o principal ranking mundial que avalia as instituições de ensino de todo o mundo com enfoque na sustentabilidade, então é muito importante que a nossa universidade participe e possa demonstrar e comprovar por meio dos relatórios de avaliação que é comprometida com o desenvolvimento sustentável”, afirma.

As perguntas sobre o enfrentamento da pandemia pela UFMS foram bem avaliadas em todos os itens – em quase todos a instituição conseguiu atingir a pontuação máxima estabelecida pelo ranking. A Universidade se destacou, principalmente, no item Educação e Pesquisa: dos 1.800 pontos possíveis, a UFMS ficou com 1.700 pontos. “Se comparado com todas as 956 instituições avaliadas, a UFMS ficou em 43º lugar nesse tema em todo o mundo”, aponta o diretor. Para ele, a avaliação positiva sobre as ações desenvolvidas na pandemia “reforça que a UFMS foi uma das universidades federais que melhor enfrentou a pandemia, com projetos e ações inovadoras”.

A UFMS participa do GreenMetric desde 2019 e, neste ano, a Universidade teve a melhor classificação desde sua primeira avaliação. “A cada ano aumenta o número de instituições participantes e o desafio de consolidar nossos bons resultados é cada vez maior, por isso a UFMS coloca a sustentabilidade em destaque, realizando ações que visam o desenvolvimento sustentável. Avaliamos a participação da UFMS no GreenMetric 2021 como um bom resultado, mas ainda há muito o que ser feito”, diz Leonardo.

Para conferir o ranking na íntegra, acesse  greenmetric.ui.ac.id/rankings/overall-rankings-2021. Para saber mais sobre as ações da UFMS voltadas à sustentabilidade, acesse dides.ufms.br.

Fonte: Ascom UFMS

Fale com a Redação