30.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de julho, 2024
spot_img

UFMS será sede de Simpósio internacional sobre fotodiagnóstico

A Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de MS), em Campo Grande, será sede do primeiro simpósio internacional sobre fotodiagnóstico, que acontecerá ainda no mês de setembro. Mas, os interessados devem procurar realizar uma inscrição que já está aberta para o Simpósio Latino-Americano de Fotodiagnóstico (Laps). Veja abaixo procedimentos a seguir.

O evento vai reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir o tema de 22 a 25 de setembro, no Auditório Professor Inardi Adami, localizado no setor 2 da Cidade Universitária. Pesquisadores e estudantes poderão participar apresentando resultados de pesquisas.

Segundo um dos organizadores e professor do Instituto de Física da UFMS, Cícero Cena, essa é a primeira edição do simpósio, que deve se tornar um encontro bianual para divulgar pesquisas em métodos de diagnóstico, utilizando técnicas ópticas e de análise de imagem.

“O evento se encaixa dentro das atividades de difusão do conhecimento realizadas no âmbito do Laboratório de Óptica e Fotônica do Infi da UFMS. A ideia surgiu da necessidade de difusão da linha da pesquisa para profissionais de outras áreas, como Biologia, Odontologia, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, e, principalmente, para congregar com importantes pesquisadores do País e do mundo na área de fotodiagnóstico”, explica.

Como apresentar pesquisas

Os pesquisadores e estudantes que desejarem participar apresentando resultados dos seus projetos e trabalhos podem fazer a submissão em dois formatos: vídeo ou resumo (veja mais detalhes aqui). O prazo termina em 2 de agosto.

Os principais temas de discussão são: estudos relacionados a espectroscopia óptica aplicada à saúde humana, animal e vegetal; bioanálise para diagnóstico de doenças, caracterização de microrganismos e vetores; análise de dados para diagnóstico; e temas multidisciplinares relacionados à saúde.

Inscrições

Conforme um dos organizadores, as inscrições podem ser realizadas na página evento link.ufms/laps2024. “O público alvo são estudantes e profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área. O participante poderá acompanhar as palestras dos convidados e ainda apresentar seus trabalhos na modalidade pôster”, explica Cícero Cena.

O professor destaca, ainda, que já estão confirmados quatro palestrantes internacionais, seis nacionais, além dos convidados que vão integrar as mesas-redondas.

“O Laps 2024 tornou-se possível por meio de projeto aprovado na chamada do Programa de Apoio a Evento, da Fundação de Apoio à Pesquisa, Ciência e Tecnologia, e a chamada de Apoio a Reuniões Científicas do CNPq”, destaca Cícero. O evento tem ainda apoio da Capes; Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica; Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul; e da fabricante Bruker.

UFMS será sede de Simpósio internacional sobre fotodiagnóstico

Mais informações podem ser obtidas por e-mail.

Fale com a Redação