31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Urologia do Humap(Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) realiza cirurgia em paciente com caso raro

O Serviço de Urologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh) realizou um procedimento cirúrgico considerado incomum em um caso raro de tumor na glândula supra renal na sexta-feira (04/09).

A paciente, de 51 anos, já tinha um histórico de três outras cirurgias na região abdominal, além do fato do tumor estar localizado próximo a estruturas importantes, como rins, baço e pâncreas. Por isso a equipe optou por um procedimento minimamente invasivo, que foi a laparoscopia.

“O tumor tinha 8cm e estava na glândula supra renal. Apesar das cirurgias anteriores da paciente e aderências abdominais, fibrose e ser mais difícil o acesso por laparoscopia, optamos pelo procedimento pois a recuperação é melhor. A cirurgia foi bem sucedida, durou cerca de uma hora, sem nenhum sangramento. Foi retirado todo tumor e a paciente recebeu alta no dia seguinte cedo”, explica o urologista João Juveniz, que conduziu o procedimento.  

Ainda participaram do procedimento dois médicos residentes da Urologia, um anestesista, uma residente da anestesia e uma instrumentadora. Para o superintendente do Humap, Cláudio César da Silva, esses procedimentos são muito importantes. “Esse cuidado que nossa equipe possui de oferecer as alternativas que trazem melhores resultados para nossos pacientes são salutares. Temos profissionais cuidadosos e competentes, atualizados e que trazem para nosso hospital conhecimento de ponta. Além da oportunidade de nossos residentes poderem aprenderem com os melhores novas técnicas e procedimentos”.

Atuação da Rede Ebserh

Desde os primeiros anúncios sobre o Covid-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, com participação nos Centros de Operações de Emergência (COE) desses órgãos, e tendo como diretrizes o monitoramento da situação no país e em suas 40 unidades hospitalares. Também tem atuado na realização de treinamento de funcionários da Rede, promoção de webaulas, definição de fluxos e instituição de câmaras técnicas de discussões com especialistas.

Em algumas regiões, as unidades da Rede Ebserh têm atuado como hospitais de referência ao enfrentamento do Covid-19, enquanto que em outras, atuam como retaguarda em atendimentos assistenciais para a população, por meio do Sistema Único de Saúde.

Fale com a Redação