Vacinação antirrábica chega a três bairros de Campo Grande nesta quinta-feira

17
(Foto: PMCG)

Equipes do CCZ vão percorrer casas no Coronel Antonino, Monte Castelo e Nasser para imunizar cães e gatos gratuitamente

Campo Grande amplia nesta quinta-feira (27) a vacinação gratuita contra a raiva para cães e gatos em três bairros da Capital. As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão percorrer as ruas de Coronel Antonino, Monte Castelo e Nasser, de casa em casa, para imunizar os animais e reforçar a prevenção de uma doença que também pode infectar seres humanos.

A ação faz parte da campanha anual de vacinação antirrábica promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Iniciada no começo de agosto, a mobilização prevê a visita a aproximadamente 300 mil imóveis distribuídos pelas diferentes regiões de Campo Grande.

Durante as visitas, os agentes vão aplicar a vacina nos cães e gatos que estiverem nas residências, desde que haja autorização do responsável pelo animal.

Como identificar os agentes

Para evitar dúvidas durante a campanha, os profissionais estarão devidamente identificados com uniforme, crachá funcional e caixa térmica utilizada para conservar as doses.

A orientação é que os moradores mantenham os animais em casa no momento da passagem das equipes. A vacinação não será realizada sem a autorização do responsável.

Quem não estiver em casa quando os agentes passarem receberá orientação para procurar o CCZ e levar o animal para receber a dose.

Vacinação também ocorre durante todo o ano

Além da campanha itinerante, o CCZ mantém um posto fixo de vacinação antirrábica durante todo o ano. Dessa forma, os tutores que perderem a visita das equipes ou ainda não tiverem imunizado seus animais podem procurar a unidade para atualizar a vacinação.

A raiva é uma doença viral grave que pode atingir mamíferos, incluindo cães, gatos e seres humanos. A transmissão ocorre principalmente pela saliva de animais infectados, geralmente por meio de mordidas, arranhões ou contato com ferimentos e mucosas.

A vacinação dos animais é considerada uma das principais formas de prevenção da doença e também ajuda a reduzir o risco de transmissão para a população.

Bairros atendidos nesta quinta

As equipes do CCZ estarão nas regiões dos bairros:

  • Coronel Antonino;
  • Monte Castelo;
  • Nasser.

A campanha seguirá avançando para outras áreas da Capital ao longo das próximas semanas, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e alcançar o maior número possível de cães e gatos.