23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Vacinação nesta tarde chega aos 25 anos com comorbidades e públicos alvo

A Prefeitura de Campo Grande a cada noticia recebida que está chegando nova carga de vacina contra a Covid, amplia o público para se imunizar. Assim, começou a pouco na tarde desta segunda-feira (10), a aplicação da vacina em pessoas a partir dos 25 anos, mas com comorbidades. Como já ocorreu “de repente” em outras oportunidades, a aplicação da vacina em pessoas mais novas, retornou hoje, mas é bem especifica, como se pode ver abaixo, no cartaz de anuncio publicado no site da Prefeitura. Este novo patamar foi anunciado no fim da manhã, entre o público alvo de hoje, mas sem muito alarde, e o Enforque MS publicou em matéria, mas que destacou que também a Prefeitura retomaria aplicação da 1ª dose na tarde de hoje e continuaria a aplicação da segunda dose da Astrazenica e Coronavac.

Veja abaixo, o que é e quais são as comorbidades e documentos necessário para comprovar o estado de saúde. Bem como saiba os locais de vacinação. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) destaca que há 60 locais espalhados pela cidade para se vacinar.

Vacinação nesta tarde chega aos 25 anos com comorbidades e públicos alvo

Na última quinta-feira (6) foi anunciado a ampliação do calendário de vacinação, onde havia chegado a pessoas a partir dos 35 anos, mas que tenham comorbidades. Capital baixa para 35 anos com comorbidade a vacinação contra Covid. Assim, além do público que vinha nos últimos dias e estava previsto para hoje, esta nova idade, também poderá tomar a primeira dose do imunizante na Capital.

Contudo, a Sesau frisa que a imunização é voltada para pessoas que tenham uma das comorbidades relacionadas no Plano Nacional de Imunização (PNI) como prioritárias para a vacinação contra a Covid-19.  É necessário apresentação do laudo médico no ato da vacinação.

Diabetes mellitus;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão Arterial Resistente (HAR);

Hipertensão arterial estágio 3;

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

Insuficiência cardíaca (IC);

Cor-pulmonares e Hipertensão pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndromes coronarianas;

Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias;

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas;

Cardiopatias congênita no adulto;

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;

Doença cerebrovascular;

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos;

Hemoglobinopatias graves;

Obesidade mórbida Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40;

Cirrose hepática.

Pessoas com deficiência permanente deverão comprovar a limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou se locomover, como subir e descer escadas.

São documentos válidos:

Laudo médico que indique a deficiência; Cartões de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência; Documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Para evitar filas e aglomeração, é necessário a realização do cadastro no sistema de identificação prévia, através do site: http://vacina.campogrande.ms.gov.br.

Segunda dose

A vacinação segue para pessoas que tomaram a primeira dose de Astrazeneca até o dia 10 de março  e para pessoas que estão com a segunda dose da Coronavac-Sinovac-Butantan agendada para o dia 21 de abril. A imunização deste públicos acontece em locais distintos.

Aqueles que farão a dose de reforço de Astrazeneca poderão procurar as unidades de saúde, drives e polos, durante os respectivos horários de funcionamento. Já à aplicação da segunda dose de Coronavac será feita somente no Polo de Vacinação Seleta, localizado na Rua Dolor Ferreira de Andrade, 270, bairro Amambaí. A relação dos pontos de imunização e horários de funcionamento podem ser conferida ao final do texto.

ONDE SE VACINAR — LOCAIS DA VACINAÇÃO

Drive-thru Albano Franco
Drive-thru Ayrton Senna
Drive-thru Cassems

Guanandizão
7h30 às 17h = Todos acima

IMPCG = 13h30 às 19h30

Unidades de saúde nos bairros13h às 16h45

Região do Segredo

USF VILA COX / USF VIDA NOVA / CF NOVA LIMA / UBS ESTRELA DO SUL / USF JOSÉ TAVARES / UBS CEL ANTONINO

USF SÃO FRANCISCO / USF VILA NASSER / USF JARDIM PARADISO e USF AZALÉIA

Anhanduizinho

USF DOM ANTÔNIO / USF AERO RANCHO / UBS PIONEIRA / UBS JOCKEY CLUB / USF ANHANDUÍ / USF BOTAFOGO

UBS DONA NETA (Guanandi) / C.F IRACY COELHO / USF PARQUE DO SOL e USF LOS ANGELES

Lagoa

USF ANTÁRTICA / USF SÃO CONRADO / CF PORTAL CAIOBÁ / USF TARUMÃ / UBS BURITI / USF OLIVEIRA / USF BATISTÃO

USF COOPHAVILA / UBS CAIÇARA / USF VILA FERNANDA /

Imbirussu

USF SÍRIO LIBANÊS / UBS SILVIA REGINA / UBS LAR DO TRABALHADOR / UBS POPULAR / USF INDUBRASIL /

USF ZÉ PEREIRA / USF ANA MARIA DO COUTO / USF AERO ITÁLIA / USF ALBINO COIMBRA / USF SERRADINHO

Bandeira

USF TIRADENTES / USF MORENINHA / UBS CARLOTA / UBS UNIVERSITÁRIO / USF ITAMARACÁ / USF ARNALDO E. FIGUEIREDO / USF MAPE – Maria Aparecida Pedrossian

Prosa

USF NOROESTE / USF NOVA BAHIA / USF MATA DO JACINTO / USF ESTRELA DALVA

Fale com a Redação