O Vaticano divulgou neste domingo (16) a primeira foto do Papa Francisco desde o início de seu tratamento médico há mais de um mês. Na imagem, o Pontífice, de 88 anos, aparece de costas enquanto celebra a Santa Missa na capela do apartamento localizado no décimo andar do hospital Policlínico Gemelli, em Roma. A foto, compartilhada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, captura o Santo Padre em um momento de oração durante a celebração eucarística.
A publicação ocorre em um momento de evolução positiva do quadro clínico do Papa Francisco, que está internado desde 14 de fevereiro, após ser diagnosticado com pneumonia dupla e uma infecção polimicrobiana (bacteriana, viral e fúngica). Nos primeiros dias de internação, o pontífice enfrentou uma série de contratempos, como crises respiratórias e insuficiência renal leve. No entanto, as atualizações mais recentes indicam um desenvolvimento positivo em sua recuperação.
Na última sexta-feira (14), o Vaticano informou que as atualizações médicas sobre o pontífice seriam fornecidas com menos frequência, devido ao progresso no quadro clínico. Acompanhamentos diários que anteriormente detalhavam que Francisco havia tido uma boa noite de sono também foram suspensos. Os médicos esclareceram que o Papa Francisco não está mais em estado crítico, embora as condições de saúde permaneçam complexas, principalmente devido à sua idade avançada e histórico médico, que inclui a perda de parte de um pulmão ainda na juventude.
De acordo com o Vaticano, o Papa continua estável, e seu quadro apresenta progresso, com a redução gradual da necessidade de ventilação mecânica à noite. Além disso, ele tem se concentrado em terapia física e respiratória contínua, além de utilizar oxigênio de alto fluxo durante o dia e máscara de ventilação não invasiva à noite.
A última semana também foi marcada por momentos de espiritualidade para o Papa, que participou de exercícios espirituais quaresmais no hospital, com uma carga de trabalho mais leve. No aniversário de 12 anos de seu papado, na quinta-feira (13), Francisco recebeu um bolo e centenas de mensagens de apoio de fiéis de todo o mundo.
Nos últimos quatro domingos, a tradicional bênção papal, que o Papa costuma oferecer da janela com vista para a Praça de São Pedro, foi divulgada apenas em formato de texto, como parte das adaptações durante sua recuperação.