23.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 5 de maio, 2025
spot_img

Vaticano instala chaminé da Capela Sistina para o conclave que elegerá novo papa

Funcionários do Vaticano instalaram nesta sexta-feira (2) a tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, que será usada durante o conclave responsável por eleger o sucessor do Papa Francisco. A reunião secreta dos cardeais começa na próxima terça-feira, 7 de maio, e deve atrair a atenção de fiéis e curiosos de todo o mundo.

A chaminé, posicionada acima das telhas de terracota da histórica capela do século XV — famosa pelos afrescos de Michelangelo — servirá como canal de comunicação simbólica entre o interior do Vaticano e o mundo exterior. Através dela, fumaça preta indicará que nenhum nome obteve a maioria necessária dos votos, enquanto a fumaça branca anunciará que um novo pontífice foi escolhido — o 267º da história da Igreja Católica, que hoje conta com aproximadamente 1,4 bilhão de fiéis.

A estrutura já pode ser vista da Praça de São Pedro, onde milhares de pessoas são esperadas para acompanhar, em tempo real, os sinais emitidos ao fim de cada rodada de votação.

Francisco, que faleceu em 21 de abril após um pontificado iniciado em 2013, foi o primeiro papa vindo da América. Cerca de 133 cardeais têm direito a voto no conclave, sendo que aproximadamente 80% deles foram nomeados pelo próprio Francisco, o que pode influenciar diretamente na escolha de seu sucessor.

Os dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, terminaram rapidamente — ambos no segundo dia de votações. A expectativa é que o novo nome também seja definido em poucos dias, diante da coesão percebida entre os cardeais eleitores.

Fale com a Redação