Apresentado pelo vereador Ronilço Guerreiro para apreciação na Câmara Municipal de Campo Grande, o projeto de lei “CG+ Cultura Regional: uma cidade de leitores” tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura de livros produzidos por escritores regionais nas escolas públicas e particulares de Campo Grande.

Pelo projeto, o poder executivo que já compra livros para as salas de leitura de todas as escolas e creches, agora vai distribuir livros de escritores regionais aos professores e alunos da rede municipal, multiplicando assim o número de leitores e valorizando os talentos regionais e o conhecimento da nossa história.

“Precisamos valorizar nossos produtores de cultura. Temos muitas obras literárias fantásticas e que não conseguem espaço para entrarem na lista de livros didáticos e paradidáticos de nosso município e até do Estado. Por isso acho importante que tenhamos esse olhar que incentiva nossos escritores a seguirem criando”, comentou Guerreiro.

“Sempre digo que o livro não muda o mundo, o livro muda as pessoas. Quem muda o mundo são as pessoas. Por isso acredito que só conseguiremos ter pessoas melhores se elas tiverem oportunidades de terem acesso ao saber e minha luta é fazer de Campo Grande uma cidade de leitores. Mas, para isso, precisamos de projetos que facilitem o acesso das pessoas aos livros e, se forem obras regionais, ainda melhor”, ressaltou o vereador.

Se for aprovado, o projeto trará muitos benefícios, não apenas para escritores, mas também para editoras e gráficas. “Nosso projeto visa preservar o patrimônio literário, bibliográfico e documental de nosso estado e criar condições para que o mercado editorial do Estado possa crescer, ganhando espaço nas livrarias, etc”, complementou. Ainda não tem uma data para votação, mas o projeto já está com as comissões responsáveis. 

Atendimento

Durante esse período crítico da pandemia, a Câmara Municipal de Campo Grande decidiu restringir o acesso do público na Casa de Leis. Com isso os vereadores não poderão realizar atendimentos nos gabinetes, mas Ronilço Guerreiro tem mantido uma rotina de atendimentos via seus canais digitais, entre eles o Gabinete Virtual e Gabinete de Rua.

No site www.souguerreiro.com tem o link para o Gabinete Virtual e no local a população pode relatar problemas nos bairros e buscar melhorias para a comunidade. Todo conteúdo é acompanhado diretamente pelo vereador que encaminha os pedidos para os órgãos responsáveis. Outro canal é o Gabinete de Rua que funciona pelo WhatsApp 99909-0019.

Fonte: Ascom Gab. Parlamentar

Comentários