Vídeo: cascavel é resgatada pela PMA em loja no centro de Campo Grande

313
Foto: Reprodução/Vídeo

Uma cobra da espécie cascavel foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) no centro de Campo Grande, na manhã desta terça-feira (25).

Segundo as informações da ocorrência, o animal silvestre foi achado por funcionários de uma loja de utilidades, na Avenida Costa e Silva.

A PMA foi avisada e esteve no local para fazer a retirada da espécie. A cobra foi identificada como sendo um filho, medindo 80 centímetros.

Com o auxílio dos equipamentos, os policiais capturaram a serpente e a encaminharam ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) para os devidos cuidados.

A apuração da PMA, a partir de imagens de uma câmera de videomonitoramento, indica que a cobra saiu de um veículo estacionado na calçada da loja.

Nos últimos dias, a PMA tem registrado aumento no número de ocorrências envolvendo serpentes em áreas urbanas.

Especialistas apontam que o período de chuvas favorece o deslocamento desses animais em busca de abrigo e alimento.

A cascavel (Crotalus durissus) é uma cobra peçonhenta brasileira que se caracteriza por ter um chocalho na ponta da cauda. Ela é robusta, pouco ágil e tem hábitos noturnos.

Conforme o Instituto Butantan, o veneno da cascavel possui ação neurotóxica — ou seja, substâncias químicas altamente nocivas que envenenam o Sistema Nervoso Central (SNC).

Também podem ocorrer lesões e rupturas das fibras musculares, causando dores generalizadas, paralisia dos músculos da face e falência renal.

A espécie pode atingir mais de 1,50 m de comprimento e tem a coloração castanho-acinzentada, com manchas dorsolaterais em forma de losango ou diamante.