Um vídeo impressionante mostra o exato momento em que uma carreta invade às margens do Rio Paraná, no Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná (PR), e vai parar nas profundezas do mesmo, ficando totalmente submersa. A ocorrência foi na manhã da sexta-feira (09).
Segundo a imprensa local, o veículo estava carregado com pelo menos 39 toneladas de adubo e o motorista, natural de Coxim, acabou percebendo uma falha nos freios enquanto seguia pela Avenida Paraná.
Com isso, para evitar uma tragédia, ele optou por jogar a carreta contra o rio. O motorista conseguiu sair da cabine quando o veículo pesado já estava nas águas do Paranazão. O homem não sofreu ferimentos, mas apresentava estado de choque.
Decisão rápida
O motorista contou que saiu do Porto de Paranaguá com destino ao Mato Grosso do Sul, mas na BR-376, em um acesso à Nova Londrina, acabou confundindo o caminho e passou direto, indo em direção ao Porto São José.
Perdido na região, ele passou pela avenida, que é um trecho de descida, e tentou frear a carreta para pegar informações com os moradores locais sobre como fazer para retomar ao caminho certo e percebeu que o freio não funcionou.
Como estava em alta velocidade, para a carreta não bater nas casas, o motorista decidiu jogar a direção no rio. O veículo ficou submerso à cerca de oito metros de profundidade. A carga de fertilizante estava armazenada em bags e não vazou.
Equipes da Defesa Civil, Instituto Água e Terra (IAT), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram acionadas para atender a ocorrência, mas devido ao tamanho do veículo e à falta de um guincho apropriado, não há previsão para a retirada.
A Marinha do Brasil também está acompanhando a situação e disse que vai instaurar um inquérito para avaliar as causas do acidente. O órgão também informou que não houve vazamento de óleo.
A empresa proprietária da carreta está em contato com as autoridades para definir a melhor forma de remoção. Veja no vídeo abaixo o momento em que a carreta fica sem freios e cai no Rio Paraná.