O aplicativo limitiou ainda mais os recursos dos usuários. Agora o encaminhamento de mensagem passou de cinco para apenas uma vez. A medida é pra evitar a circulação de tanta Fake News

07/04/2020 09h50
Por: Suelen Morales

Para combater a fake news, em decorrência dessa pandemia do novo coronavírus, o WhatsApp resolveu limitar ainda mais a possibilidade de encaminhar mensagens em massa dentro do aplicativo. A partir de agora, uma mensagem recebida por meio de encaminhamento só pode ser reencaminhada para uma única pessoa. Anteriormente o limite era de cinco pessoas.

Além disso, o WhatsApp informou também que passa a usar a sinalização de setas duplas para indicar que a mensagem recebida não foi criada por quem a enviou.

O comunicado foi publicado (6), o WhatsApp afirma que o limite de encaminhamento criado no ano passado já permitiu diminuir em 25% o número de mensagens encaminhadas em todo o mundo, mas ainda não foi o suficiente. No entanto, a empresa alega que identificou recentemente um aumento significativo no número de mensagens falsas encaminhadas, por isso a nova limitação.

“Sabemos que muitos usuários encaminham informações úteis, vídeos divertidos, pensamentos ou orações~, que têm um significado especial e pessoal para seus contatos. Nas últimas semanas, muitas pessoas em todo o mundo também têm usado o WhatsApp para organizar homenagens aos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate à pandemia, por exemplo. Entretanto, temos visto um aumento significante na quantidade de mensagens encaminhadas que, de acordo com nossos usuários, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas. Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais”, informou o aplicativo.

A medida já começou a valer hoje (7). “Geralmente, as mensagens encaminhadas muitas vezes podem conter informações falsas e não são tão pessoais quanto as mensagens típicas enviadas pelos seus contatos no WhatsApp. Agora, atualizamos o limite de encaminhamento para que essas mensagens só possam ser encaminhadas para uma conversa por vez”, diz o comunicado.

O WhastApp que pertence ao Facebook, destaca aqui que o envio de mensagens é algo positivo, porém, houve um aumento de encaminhamentos neste período de pandemia. A nota termina que o aplicativo deve continuar a funcionar com estabilidade durante essa crise mundial sem precedentes.

Por fim, o aplicativo garante também estar trabalhando junto de governos e organizações não governamentais em mais de 20 países a fim de “ajudar a levar informações confiáveis à população”. Existe até uma Central de Informações do WhatsApp sobre o novo coronavírus, garantiram.

Divulgação

Comentários