22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 22 de maio, 2024
spot_img

Workshop gratuito ensina no próximo domingo ‘tapembol’, esporte original do Brasil

A Ucapes (Unidade de Capacitação Esportiva), vinculada a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), realizará no próximo domingo (28) o workshop ‘Tapembol Esporte Brasileiro’, para divulgar e explicar o esporte a profissionais e graduandos de Educação Física. O evento é gratuito.

O Tapembol é jogado com seis participantes de cada equipe, um atuando como goleiro, dois na posição defensiva, um central e dois apoios laterais, um à direita e outro à esquerda. Durante o jogo, os jogadores usam suas mãos de forma aberta para tocar a bola, realizando um ou dois toques alternados, sem agarrá-la. A quadra utilizada para a prática do Tapembol é a mesma empregada no Futsal e Handebol.

O objetivo do workshop promovido pela Fundesporte é ensinar uma nova prática esportiva criada no Brasil. A oficina tem a carga horária de 5 horas e visa reunir 200 alunos. Na aula, serão abordados temas como: a história da criação do Tapembol, regras, dinâmica de aquecimento, módulos de treinamento, tapembol brincante como realizar jogos recreativos de tapembol e a partida da modalidade.

O tapembol foi criado em Caeté, Minas Gerais, em 27 de julho de 2007 pelo professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha. A modalidade está presente em todos os estados brasileiros e em outros países.

O ministrante do workshop é o especialista em treinamento desportivo, o professor Marco Aurélio Cândido, também criador da modalidade brasileira tapembol.

“O tapembol tem muita aceitação no meio escolar pela sua facilidade de jogar. O tapembol une as crianças, o mais apto, o menos apto, numa mesma aula. Ele não precisa ter muita destreza, então, o aluno aprende muito rápido e com isso ele se sente parte.”

“É uma aula muito divertida, nós temos outros elementos do tapembol, que é o tapembol brincando. Que são atividades desenvolvidas como pré-desportivo para ensinar o tapembol na escola”, acrescenta o professor.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Martins Nuñes, o workshop é de extrema importância para ensinar a nova modalidade e democratizar o acesso ao tapembol.

“Criado em solo brasileiro essa modalidade é muito importante para a diversão e também para a inclusão de atletas. Eu fico muito feliz que a Fundesporte pode proporcionar momentos como esse para os professores e estudantes de Educação Física, ainda mais já fazendo uso do nosso novo espaço de treinamento, o Centro de Referência de Esporte e Cultura, a antiga Escola Riachuelo”, frisa o diretor-presidente.

As inscrições podem ser feitas pelo site até domingo (28) por meio do endereço http://ww2.cursos.escolagov.ms.gov.br/Fundesporte/Home/DetalhesEvento/2803O workshop será realizado no novo Centro de Referência de Esporte e Cultura, antiga escola Riachuelo.

Serviço: 

Data: 28/04

Local: Rua Onze de Outubro, 220, Bairro Cabreúva. Centro de Referência de Esporte e Cultura.

Horário: 7h às 12h

Inscrições: http://ww2.cursos.escolagov.ms.gov.br/Fundesporte/Home/DetalhesEvento/2803

Fale com a Redação