25.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 16 de outubro, 2024
spot_img

Yeltsin Jacques é recebido com festa por alunos do Sesi e colaboradores da Fiems

Uma recepção calorosa para um grande campeão. Alunos da Escola Sesi e colaboradores do Sistema Fiems receberam com festa Yeltsin Jacques, medalhista de ouro e bronze no atletismo dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Yeltsin, que é atleta do Sesi e padrinho da Corrida do Pantanal, esteve no Edifício Casa da Indústria nesta sexta-feira (06/09) para falar à imprensa sobre a carreira e seus feitos no esporte. O campeão esteve acompanhado do atleta-guia Guilherme Santos e da esposa, Janaina Yanka.

Ao parabenizar o atleta sul-mato-grossense pelas conquistas, o chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, lembrou que a história de vida de Yeltsin está entrelaçada à trajetória do Sesi no esporte em Mato Grosso do Sul há pelo menos 15 anos. Em 2009, Yeltsin deu os primeiros passos no atletismo ao disputar a meia-maratona Volta das Nações, evento promovido pelo Sesi. Nas edições seguintes, até 2014, Yeltsin continuou a progredir no esporte e subiu ao pódio em diversas oportunidades.

“É um orgulho para nós do Sistema Fiems ter você como atleta do Sesi e padrinho da Corrida do Pantanal. Em nome do presidente Sérgio Longen, da diretoria da Fiems e de todos os colaboradores, queremos dar os parabéns por representar nosso Estado com excelência em nível mundial”, disse Robson.

O superintendente regional do Sesi, Régis Borges, destacou que o exemplo do Yeltsin é capaz de influenciar os colaboradores da indústria e alunos das sete escolas da Rede Sesi no Estado. 

“A história do Yeltsin serve como inspiração para transformar a vida de crianças e adultos. A importância da vitória no esporte vai além do resultado, ela desperta os jovens e suas famílias na busca por uma vida plena e saudável”.

Em Paris, Yeltsin faturou o bronze na prova dos 5.000m e o ouro nos 1.500m, com direito a quebra de recorde mundial: 3m55s82. O atleta falou aos jornalistas sobre o seu papel de modelo para as futuras gerações.

“Acredito que a gente tem que servir de inspiração e motivação para esses jovens. Temos que mostrar para nossa juventude que o esporte é uma ferramenta transformadora de vidas, que melhora a nossa sociedade. Talvez a maioria não vai se tornar atleta de alto rendimento, mas todos vão se tornar cidadãos, com oportunidade de estudar, conhecer novos lugares, novas culturas e diversos países. Se eu consegui chegar lá, saindo aqui de Mato Grosso do Sul, então todas as crianças podem chegar também, e terem suas vidas transformadas pelo esporte”. 

O campeão paralímpico também recordou o início da carreira e como o Sesi esteve presente desde 2009.

“Na Volta das Nações, o padrinho da prova era Vanderlei Cordeiro, um ídolo para mim e uma referência no esporte. Tive a honra de correr ao lado dele em Campo Grande. Depois que conquistei várias coisas no atletismo, tive a honra de me tornar padrinho da Corrida do Pantanal e de me tornar referência para crianças no esporte a nível estadual, nacional e mundial. Para mim é um orgulho, e a Corrida do Pantanal tem grande participação na minha história”.

Yeltsin recebeu uma placa de homenagem pelos feitos alcançados em Paris 2024, que foi entregue pelo aluno Maximus Eduardo Sepp Bueno, do 7º ano do ensino fundamental da Escola Sesi de Campo Grande. Maximus é paratleta juvenil e já conquistou diversas medalhas em provas da natação.

Fale com a Redação