17,3 mil contribuintes em MS recebem sexto lote do IR nesta sexta-feira

360

O lote pagará também restituições residuais dos exercícios de 2010 a 2017.

15/11/2018 09h22
Por: Redação

Receita Federal liberou no dia 09 de novembro, as consultas para o pagamento do sexto lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2018 para mais de 1,4 milhão de contribuintes no país. O lote contempla 17.319 contribuintes de Mato Grosso do Sul, com valor total de R$ 27.745.804,48.

Este lote também contempla valores residuais de restituição referentes aos exercícios de 2008 a 2017. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146.

Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar, diretamente nas bases da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Conforme o calendário determinado pelo Fisco, o próximo lote de restituição do IRPF de 2018 está programado para ocorrer em 17 de dezembro.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano.