Professor Guilherme foto/divulgação

Professor separa dicas para estudantes que estão encarando uma nova rotina de estudos

Por conta da pandemia de Covid-19 a rotina dos estudantes de todo o Brasil precisou mudar drasticamente, principalmente de quem vai prestar o Enem para ingressar na vida universitária em 2021. As provas, tradicionalmente aplicadas em novembro, foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, a versão digital está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Com tantas mudanças, manter boas práticas para o estudo pode ser uma tática eficiente para ter sucesso nas provas. O professor Guilherme Vargas, desde 2015, percebeu que a Internet seria um ótimo caminho para compartilhar seus conhecimentos com alunos de todo o país e, quando ainda vivia no Espírito Santo, decidiu colocar no ar o canal Química em Foco. Hoje, 5 anos depois, vivendo em Campo Grande e, com a nova realidade dos estudos, pôde ter comprovação de que o ambiente virtual pode ser a saída para quem busca ser aprovado em vestibulares e no ENEM. 

Confira as dicas que o professor Guilherme Vargas separou para quem pretende ter êxito nessa caminhada:

  1. Não desanime (e nem relaxe!): não é porque a data mudou que você vai alterar seu ritmo de estudos. Se você estava já mantendo uma rotina, continue no caminho! Mesmo tendo quase 80 dias a mais para se preparar, sabemos que a situação atual não é a ideal, então tenha em mente seus objetivos, se organize e continue estudando.
  1. Tenha um cronograma de estudos: quem não estava acostumado a estudar em casa, teve que se adaptar. Estudar em casa pode ter várias implicações, barulhos da rua, movimentação dos moradores do local e até distrações como a Internet e a TV, por exemplo. Por isso, estipular um horário de estudo e também um determinado período de tempo para cada disciplina é fundamental. “Recomendo também dar  um tempo extra para matérias que exigem mais da sua atenção”, explica Guilherme. Não esqueça de inserir nesse cronograma, intervalos para descanso e também para lazer, isso é fundamental para tirar um bom proveito dos conteúdos.
  1. Use e abuse das aulas online: que tal utilizar a tecnologia para te ajudar nessa missão? O Youtube está repleto de canais que podem te auxiliar a complementar as explicações dos professores ou até mesmo para finalmente te fazer entender aquela matéria que você tinha dificuldade. É o caso do canal “Química em Foco”, do professor Guilherme Vargas. O canal usa uma linguagem simples, próxima dos alunos para que eles possam entender melhor o que é pedido no ENEM e nos vestibulares. O canal já tem mai de 245 mil inscritos. Para conferir basta acessar: https://www.youtube.com/channel/UC17x1LZINMcgJRrbeZ-Lvow ou procurar por Química em Foco, no Youtube.
  1. Escolha um local tranquilo: uma boa ideia é você eleger um canto fixo para seus estudos, em um ambiente silencioso, calmo e bem iluminado. Busque ficar longe de aparelhos eletrônicos e peça a colaboração dos moradores da casa para não ser interrompido durante o período. Isso pode ajudar bastante a sua concentração. 
  1. Tenha metas:  ter objetivos bem definidos te ajuda a ter motivação nos estudos. Foque naquilo que você quer, ou seja, na aprovação em um vestibular ou em uma boa nota no ENEM, mas também pense em tarefas a curto prazo, como pontuações em simulados, por exemplo. 
  1. Cuide da saúde: alimentar-se bem e respeitar as suas noites de sono são dois pontos fundamentais para um bom rendimento. Isso porque seu cérebro só conseguirá assimilar bem os aprendizados se seu organismo estiver bem nutrido e com as horas de sono em dia. Não deixe de lado também os exercícios físicos. Como diz o velho ditado, mente sã corpo são.
  1. Busque ajuda: não sofra sozinho. Se você tem dificuldade em alguma disciplina, busque a ajuda de professores que possam te auxiliar a entender melhor os conteúdos. Em tempo de estudo online, uma dica para quem tem dúvidas em Química, por exemplo, é utilizar os pacotes do site https://quimicaemfoco.com.br e finalmente entender que Química não é um bicho de sete cabeças.
  1. Divirta-se: seja dedicado aos seus estudos, mas não se esqueça que a vida não é só isso. Cultive momentos de lazer, leia, jogue, assista a um bom seriado, curta seus amigos, tenha um hobby. Isso afasta o estresse da sua vida e te ajuda a ter uma mente muito mais ventilada na hora de estudar.
  1. Cuidado com as distrações: se você tem muita dificuldade em manter o foco, uma boa dica é utilizar aplicativos que te ajudem nessa tarefa. Aplicativos como o Forest, que te fazem cultivar uma plantinha virtual, de acordo com seu tempo de dedicação aos estudos e o Pomicro, baseado no método Pomodoro, que estabelece cinco minutos de relaxamento para cada 25 minutos seguidos de trabalho ou estudo, são boas indicações e te ajudam a não se distrair.
  1. Seja otimista: acreditar que é capaz pode ser o principal diferencial entre você e os outros estudantes. Ter pensamentos positivos traz uma série de benefícios, como melhorias no bem-estar e sono, por exemplo. Além disso, quem é otimista consegue ver oportunidades em situações negativas e busca soluções para os problemas que aparecerem. 

Com essas dicas em mente e dedicação, o caminho para o êxito no ENEM e no vestibular pode ficar ainda mais próximo, garante o professor Guilherme Vargas. “Não basta apenas estar a par de todas as matérias, é necessário que essa jornada para a aprovação seja suave e gratificante, uma verdadeira busca por amadurecimento em uma etapa muito importante na vida”, finaliza. 

Por: Evelise Couto / Assessoria

Comentários