17/02/2016 12h30
Após ameaça de fechar rua, prefeitura pede tempo a moradores
Via parque
Da Redação
Moradores do Bairro Cachoeirinha, em Dourados, estão dispostos a fechar a Rua Eulália Pires, caso a prefeitura não faça a manutenção da Via Parque que está comprometida com buracos que vai de um lado a outro da via em aproximadamente dois quilômetros de via dos mais de três quilômetros. Sabendo dessa movimentação, a prefeitura via Engepar e até mesmo a Câmara de Vereadores de Dourados intermediaram um acordo com os moradores. “Existe sim essa possibilidade. Alguns moradores estão preocupados com o fluxo alto de veículos pesados que passam na rua Eulália Pires evitando a Via Parque. O asfalto é praticamente novo. Caso persistam em desviar usando essa via urbana, será comprometido, como já está em alguns pontos. Além disso, a segurança dos moradores e crianças estão em perigo”, disse a presidente da Associação de Moradores do Bairro Cachoeirinha Silvia Helena da Conceição, a ‘Preta’.
‘O descaso do poder público com a Via Parque vem desde setembro do ano passado. E a cada dia se agravou e ninguém fez nada. Os carros pesados como carretas, que não podem transitar nesse local, para desviar da Via Parque toda esburacada, passam no meio do bairro levando perigo aos moradores. E para complicar ainda mais, na Rua Eulália Pires, no cruzamento da Rua Adelina Garcia, não tem sinalização alguma e nos últimos meses tem aumentado o número de acidentes.
Estamos refém dos caminhoneiros que usam a via sem serem incomodados”, Ao ENFOQUE MS destacou morador que pediu para não ter o nome divulgado.
E o problema se estende até mesmo nas estreitas ruas da Cohab II. Um morador disse ao Enfoque MS que em algumas horas do dia, a fila de caminhões chega até a dois quarteirões dentro do bairro. Tudo para evitar a Via Parque.
O presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Idenor Machado foi até os moradores do Cachoeirinha e pediu um tempo para resolver o problema. “Vamos respeitar o prazo dado a nós”, disse a presidente da Associação de Moradores, Silvia Helena, a Preta, destacando que o engenheiro da Engepar Carlos Felipe a procurou no sábado, dia 13 e, se comprometeu a iniciar as obrasde recapeamento da Via Parque a partir do dia 21 desse mês.
“Eu conversei com os moradores e passei a posição para eles esperarem até o dia 22. Se não resolverem vamos partir para o fechamento da Rua Eulália Pires e assim evitar uma tragédia que está sendo anunciada.
Como os caminhoneiros e carretas estão desviando da Via Parque, aumentou muito o fluxo de veículos na Eulália Pires. E com isso também o número de acidentes também cresceu. Temos uma via rápida. Temos apenas um pequeno defeito na via que precisa de reparos. Porém, os motoristas não respeitam. Vamos esperar o prazo”, disse a presidente da Associação de Moradores.
A Via Parque teve um custo de mais de cinco milhões de Reais e foi concluído na administração do Prefeito Murilo Zauith. Teve recursos vindo do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) e tem uma extensão de 3,5 quilômetros. É uma rota alternativa muito usada por motoristas.





















