18/02/2016 16h30
Conselho retoma as atividades e vai discutir situação do HU
Dourados News
Em cerimônia na Câmara Municipal de Dourados realizada na quarta-feira (17), o CMS (Conselho Municipal de Saúde) entregou homenagens a pessoas e empresas que contribuíram com a entidade em 2015 e deram início às atividades de 2016. Segundo a presidente Berenice Machado, um dos assuntos que serão debatidos a partir da retomada das reuniões, será a situação do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados).
Conforme disse Berenice, foi deliberado em setembro do ano passado pela entidade para que a Prefeitura de Dourados renovasse o contrato de prestação de serviço com o HU-UFGD pelo prazo de seis meses.
“Precisamos saber a situação desse contrato, se vai encerrar mesmo agora em março e como ficará a renovação”, afirmou.
Para deliberar sobre um novo contrato, a entidade disse que levará em consideração dois pontos principais: se o HU-UFGD está realizado os procedimentos pelos quais recebe ou deixando de fazê-los, e a questão que envolve a morte de bebês na maternidade. “Tudo será levado em conta, porque precisamos resolver essas questões”, afirmou ela.
Em recente entrevista, a presidente havia falado que considera “fora do comum” a quantidade de mortes de gestantes e bebês no órgão. À época, o hospital informou ao jornal que há um inquérito civil em andamento para apurar os óbitos fetais registrados nos últimos anos e que o a equipe colabora com todas as diligências feitas para investigar as causas das mortes.
No início da cerimônia de quarta-feira, o CMS ainda deliberou pela elaboração de um ofício que deve ser encaminhado nesta quinta-feira (18) à Secretaria Municipal de Saúde. O documento vai pedir a abertura de uma sindicância para apurar o caso de Wesley Alves da Silva, 19, que morreu no domingo (14), após sofrer um acidente no sábado (13).
O evento na Câmara também homenageou autoridades que contribuíram com o trabalho do conselho, além de órgãos de imprensa pela divulgação das atividades, incluindo o Dourados News. Representantes da prefeitura, órgãos do judiciário e da Câmara de Vereadores, estiveram presentes no plenário.
