Aberto o 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida

301

04/04/2016 20h10

Aberto 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida oferecido aos agentes penitenciários

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, participou na manhã desta segunda-feira (4) em Campo Grande da abertura do 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida, oferecido pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) a 120 agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul.

Realizado através de parceria da Agepen com a Fundação Escola de Governo e a Escola Penitenciária (ESPEN), o curso será ministrado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do Distrito Federal, nas dependências do 20º Regimento de Cavalaria Blindada do Exército até o próximo dia 13 deste mês.

Para o secretário de Segurança, cursos como o iniciado hoje vem de encontro com as metas e objetivos da atual gestão. “Faremos tudo o que tiver ao nosso alcance para que os servidores trabalhem mais felizes e satisfeitos, e para que devolvam as melhorias, treinamentos e qualificações recebidos à sociedade em forma de trabalho e segurança de qualidade”, garantiu José Carlos Barbosa.

Através do curso os agentes receberão capacitações para o aprimoramento das técnicas de revista, análise de estrutura e implementação de procedimentos, redução do contato físico, armamento e tiro, uso de equipamentos não letais, uso de tonfas e escudos, técnicas de imobilização, escolta armada e gerenciamento de crises. “Um marco na instituição, esse curso vem de encontro aos anseios dos servidores e do Sindicato dos Agentes Penitenciários, que em muito contribuíram para a capacitação acontecer”, lembrou Ailton Stropa Garcia, diretor-presidente da Agepen.

De acordo com o presidente do Sinsap, André Luiz Santiago, a realização do curso é resultado do trabalho conjunto e parceria entre o Sindicato dos Agentes Penitenciários e o Governo do Estado. “Essa formação vai fazer com que os agentes penitenciários estejam preparados para prestar serviços mais qualificados e seguros tanto para os servidores como para os internos”, disse.

A aula inaugural do 1º Curso de Treinamento para Intervenção Rápida contou com presenças de diversas autoridades, entre elas Francisco Gustavo Nascimento de Abreu, diretor da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal, da delegada Lúcia Falcão, diretora da Academia de Polícia Civil Delegado Júlio Cesar da Fonte Nogueira e do procurador e ex secretário de Segurança Silvio Maluf, que recebeu da Agepen e do Sindicato dos Agentes Penitenciários uma placa de agradecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do sistema penitenciário do Estado, nos 15 meses em que comandou a pasta.

o curso será ministrado pela Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do Distrito Federal  (Foto: João Garrigó)