O candidato inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que estiver com alguma das doenças infectocontagiosas listadas no final da reportagem, incluindo covid, não deve comparecer ao local de prova neste domingo (21) ou no segundo dia do exame. Da mesma forma, participantes afetados por problema logístico no dia da aplicação das provas, também podem solicitar reaplicação do exame.
O candidato poderá solicitar reaplicação, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro.
O procedimento deve ser realizado pela Página do Participante, no período de 29 de novembro a 3 de dezembro, com anexo da documentação que comprove a condição de saúde do inscrito, segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem.
Já os participantes afetados por problema logístico, o Inep irá considerar os seguintes casos: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Ainda não há uma data de reaplicação, que será definida pelo Inep.
Dia da prova
É permitido que o participante leve máscara reserva para trocar durante a aplicação, bem como frasco de álcool líquido ou em gel para higienizar as mãos. O Inep também recomenda que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo. Outra medida de prevenção é o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas antes da abertura dos portões, bem como nos corredores, nas filas para entrada em sala, no banheiro e em qualquer tipo de contato com a equipe de aplicação fora da sala de provas.
Doenças consideradas infectocontagiosas
- covid-19;
- tuberculose;
- coqueluche;
- difteria;
- doença invasiva por Haemophilus influenza;
- doença meningocócica e outras meningites;
- varíola;
- influenza humana A e B;
- poliomielite por poliovírus selvagem;
- sarampo;
- rubéola;
- varicela.




















