Comércio começa horário especial neste sábado em Campo Grande

540
Comércio no Natal. (Foto/Divulgação)

“Então é Natal ….” e o primeiro fim de semana do mês de dezembro, já tem comércio de Campo Grande atendendo em horário especial ‘de fim de ano’, a partir deste sábado (4). De olho nas vendas para o Natal, o setor comercial da área central da Capital, bem como de bairros, pode iniciar ou continuar o atender em ‘novo horário’ de atendimento, que foi ampliado. As lojas seguem abertas até as 20 horas hoje e nesta semana, mas já na próxima semana fecham ainda mais tarde, como ocorre todos anos. Os lojistas podem atender em horário estendido até o dia 23 de dezembro, visando incrementar a economia e se recuperar da crise continua em 2021, vindo até de um Natal passado sendo o pior em quase duas décadas.

Hoje, talvez o consumidor ainda não ‘foi avisado’ ou se deu conta da chegada do ‘mês festeiro’, apesar da atual realidade de crise econômica e de autoestima baixa com dois anos de Pandemia Covid 19 e que com aparente volta a normalidade nos últimos meses, teve nos últimos dias, uma volta a proporcionar novos medos a população mundial.

De acordo com o sindicato dos trabalhadores do comércio, entre este sábado (4) até o próximo, dia 11 de dezembro, o atendimento nas lojas do centro segue até as 20 horas. Já entre os dias 12 e 23 de dezembro, o horário será ainda mais ampliado para proporcionar tempo extra para os consumidores fazerem as compras, com as portas abertas até as 22 horas.

“Os colaboradores do comércio poderão ter suas jornadas de trabalho prorrogadas até o limite de duas, desde que as somas da jornada normal dessas horas não ultrapassem esses horários estabelecidos na convenção trabalhista”, alerta o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul), Fernando Camilo.

Domingão também, mas pouco menos horário

Aos domingos, há uma pequena redução, nos dias 5, 13 e 19 de dezembro, as lojas abrem das 9 horas às 18 horas. No dia 24 de dezembro o atendimento segue até 17h e 31 de dezembro até 16h. Há exceção aos estabelecimentos localizados nos Shoppings e Centros Comerciais localizados nos hipercenters, que prorrogarão no dia 24 das 9h às 19h e no dia 31 das 9h às 18h.

Natal 2020, com Pandemia ativa foi ruim

Um levantamento CDL CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande) em 2020, apontou que o comércio do Natal passado foi o pior em mais de 15 anos. O ano passado, no período natalino, foi o primeiro ano ou nove meses após o inicio da Pandemia. Se havia muito medo e as incertezas do contagio, onde a maioria das famílias passaram isoladas e sem se encontrar em numero maior para festas.

O mês final de 2020, até tinha moderado e havia uma certa expectativa positiva que antecedeu o Natal. Mas, o período de compras para as festas de fim de ano foi muito aquém do que o esperado para 2020. Levantamento realizado pela CDL CG, junto ao SPC Brasil apontou que as vendas caíram 47%, comparadas ao ano anterior, sendo considerado um dos piores natais em mais de 15 anos.