A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) anunciou no inicio da manhã desta terça-feira (5), que baixou já hoje a idade para vacinação contra a Influenza em Campo Grande. O imunizante, que iniciou a ser aplicado ontem, hoje, está liberado para idosos a partir de 80 anos e trabalhadores da saúde acima dos 50 anos. Assim como na campanha da Covid-19, a Sesau optou por estabelecer um cronograma por faixa-etária, em razão do número limitado de doses disponíveis e a fim de evitar aglomeração nas unidades de saúde.
A vacina contra a Influenza está disponível em todas as unidades básicas e de saúde da família do Município. O usuário deverá comparecer portanto os seus documentos pessoais, carteirinha de vacinação e cartão SUS. A vacina previne três tipos de vírus que provocam a gripe, entre eles a H3N2, cepa que circulou na cidade entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano.
Conforme campanha, iniciada nesta segunda-feira (4), em todo o Brasil, haverá fases e nesta primeira fase, que durará um mês, até 02 de maio, a vacinação será restrita a idosos e trabalhadores da saúde, seguindo recomendação do Ministério da Saúde. “Esta primeira etapa da campanha acontece até o dia 2 de maio e, a partir do dia seguinte, até 3 de junho, os demais grupos também poderão se vacinar. Ontem, começou com idosos acima dos 85 anos e profissionais a partir dos 60 anos”, lembrou o titular da Sesau, José Mauro Filho.
Fazem parte destes grupos da segunda etapa as crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós parto, população indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Epidemia de Influenza
Entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro deste ano, Campo Grande viveu um surto atípico de Influenza, uma vez que os casos são normalmente registrados entre maio e julho, período de temperaturas mais amenas. A epidemia foi provocada por uma nova variante do vírus H3N2, que chegou ao país naquela época.
Em decorrência destes casos, a Capital registrou 25 óbitos por Influenza somente em 2022, número que se iguala a todo o ano de 2019, período pré-pandêmico, e que houve um número de óbitos superior que os dois últimos anos.
“A vacina que será aplicada agora na população já está atualizada e protege contra esta cepa, por isso é importante que todos busquem pela vacinação no momento oportuno. Já tem sido tempos difíceis devido à Covid-19, não queremos mais perdas por outra doença que é evitável através da vacina”, comenta o secretário.
Campanha de sarampo
Além da vacinação contra Influenza, começa hoje também a campanha contra o Sarampo, que é exclusiva para os trabalhadores da saúde que não se lembram ou não possuem nenhum registro da aplicação da Tríplice viral, e para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, de forma indiscriminada.
Apesar da circulação do vírus em estados vizinhos, Campo Grande não registrou nenhum caso suspeito de sarampo neste ano até o momento. “A campanha será feita justamente para que os casos se mantenham assim, já que esta doença também pode evoluir para o óbito”, conclui Veruska.





















