Você sabia que pode doar parte do seu Imposto de Renda para projetos sociais que atuam com a pessoa idosa? Por meio do Imposto de Renda Solidário é possível destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais; pessoa física pode doar até 6% do imposto apurado, sendo 3% para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% ao Fundo do Idoso. O contribuinte tem até o dia 31 de maio para fazer a declaração de Imposto de Renda.
“A possibilidade de destinar um percentual do Imposto de Renda diretamente para os Fundos da Criança e do Adolescente e do Idoso é antes de tudo um direito do contribuinte, um ato de cidadania, é você poder decidir como pretende que parte do seu imposto seja utilizado, sem passar pelos cofres públicos”, destaca o delegado-adjunto da Receita Federal em Campo Grande, Zumilson da Silva.
Os valores doados pela declaração do Imposto de Renda são repassados diretamente para o Fundo da Criança e do Adolescente e para o Fundo do Idoso, eles não passam pelos cofres dos governos federal, estadual e municipal. Os recursos são geridos pelos Fundos, que definem os projetos sociais que receberão os investimentos. Para receber esses recursos os projetos sociais devem atender exigências legais que atestem a idoneidade e a finalidade social de suas atividades.
O projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, que busca promover a autoestima e a autoconfiança da pessoa idosa, para que ela seja mais participativa em sua família e na sociedade, é um dos projetos locais beneficiados pelo Imposto de Renda Solidário, por meio do Fundo Municipal do Idoso. Regulamentado pela Lei 5.131/2012 o Fundo Municipal do Idoso, busca facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento a pessoa idosa em Campo Grande.
“Ao fazer a declaração do Imposto de Renda as pessoas têm a oportunidade de destinar um valor para um Fundo Municipal que cuida da pessoa idosa ou que cuida da criança e do adolescente, e isso é muito importante. Existem muitas organizações sociais que cuidam da pessoa idosa que realmente precisam de apoio financeiro para dar continuidade ao atendimento, então esse é o grande momento em que as pessoas têm a oportunidade de doar, de fazer o bem, sem gastar nada”, diz o diretor da Fundação Manoel de Barros, Marcos Henrique Marques.
Veja como doar!
Existem duas formas de o contribuinte fazer a doação. A primeira forma é doando diretamente ao Fundo da Criança e do Adolescente ou ao Fundo do Idoso. Funciona assim: você faz a doação diretamente ao Fundo e pega um recibo, depois lança esse recibo na declaração de Imposto de Renda do ano seguinte, como doação.
A segunda forma de doação é pela própria declaração de Imposto Renda. Após preencher toda declaração completa no programa da Receita Federal acesse a opção ´Doações Diretamente na Declaração´ (no lado esquerdo da tela do computador). Em seguida você irá visualizar duas abas: ´Criança e Adolescentes´ e ´Idoso´, escolha a aba ´Idoso´ e clique em ´Novo´. Depois, o programa vai pedir para você selecionar o tipo de ´Fundo´ clique na opção ´Municipal´ e, em seguida, selecione o estado ´MS´ e a cidade ´Campo Grande´. Por fim, preencha a aba com o valor (o próprio programa indica o limite disponível para doação aos fundos) e clique em ´OK´.
Após preencher todos os campos, de finalizar a declaração, vá na opção ´Darf – Doações Diretamente na Declaração´ para emitir a guia de pagamento da doação; fique atento pois para cada Fundo, um Darf deve ser recolhido. Lembrando que a destinação só é possível para quem opta pelo modelo completo, pois no modelo simplificado não há dedução.
Fundação Manoel de Barros
instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária.
A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelo telefone (67) 3384-8042 ou pelas redes sociais; Facebook e Instagram.