Publicado em 05/11/2017 13h23
Prova do Enem 2017 tem início em todo o País
Mais de 6,7 milhões de candidatos se inscreveram no exame
Da redação
A prova do Enem 2017 teve início em Mato Grosso do Sul às 12h30 deste domingo (5), no horário de Brasília. Ao todo, no país são mais de 6,7 milhões de candidatos se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio em 2017.
Os candidatos respondem hoje a 90 questões de múltipla escolha de linguagem e ciências humanas, e também escrevem a redação — neste ano, não serão zerados os textos que desrespeitarem conceitos dos direitos humanos.
O exame continua no próximo domingo (12) com as provas de ciência da natureza e matemática.
Na Campo Grande, a maior parte dos candidatos, como é de costume, chegou cedo aos locais de exame para evitar atrasos e, eventualmente, perder a prova. Os portões fecharam pontualmente às 12h.
Mas, houve registro de atrasados que alegaram confusão com o horário, além de inscritos que tiveram que sair da área de aplicação por problemas com o documento de identificação.
Renan Augusto, 26 anos, foi almoçar antes da avaliação. O resultado foi encontrar o acesso fechado. Seu objetivo era utilizar a nota para cursar Química ou Direito, porém acabou tendo que voltar mais cedo para casa de ônibus para o Bairro Rita Vieira. “Me confundi com o horário”, relatou.
Maycon Lucas dos Santos, 19 anos, tinha planos de ingressar no curso de Engenharia Elétrica, não fosse a mesma confusão com o horário. Ele alegou que a perda, na verdade, não tem tanto impacto porque tinha pretensão de terminar curso técnico antes de seguir para a faculdade. “Não perdi”, resumiu.
“A gente não sabia que não era no horário daqui”, justificou a doméstica Marly dos Santos Sales, 39 anos, responsável pelo transporte de Maycon. O marido dela levaria o filho a outro local de prova, mas que também acabou perdendo a oportunidade.
**Documento – **Mesmo tendo chegado com antecedência o estudante Igor Henrique Soares Crispim, 17 anos, não pode realizar a prova por utilizar cópia autenticada do documento de identificação. Ele ligou para a mãe, que voltava para o Bairro Nova Lima, porém não pode ser ajudado. Houve até tentativa de negociar com os fiscais no portão. Sem sucesso.
Sonhando com o curso de Educação Física, Matheus Barros, 17 anos, também teve que sair do local de aplicação do exame. Com RG manchado ele levou protocolo de segunda via que não foi aceito, tendo em vista edital ser específico quanto ao uso de documento original.
Enem – Hoje ocorre a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os 92,3 mil candidatos inscritos em Mato Grosso do Sul devem ser avaliados em redação, língua portuguesa e estrangeira, geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais. (Com informações R7 e Campo Grande News)




















