23.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de setembro, 2025
spot_img

Dia do Comerciante: confira dicas para crescer no mercado e aumentar as vendas

Coragem, empreendedorismo, criatividade e inovação são as princpais características de um bom comerciante. A profissão é considerada uma das mais antigas da humanidade e está sempre se modernizando conforme dita o ritmo do avanço tecnológico e as mudanças das ferramentas de comunicação. Se até pouco tempo atrás era necessário ir até uma loja física para realizar a compra do produto, nos tempos atuais é possível adquirir de tudo sem sequer levantar da cama.

Neste sábado (16) é celebrado o Dia do Comerciante, que são todos aqueles que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços. A ideia de ter um dia próprio para esse segmento surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, e reconhecido como sendo o grande Patrono do Comércio Brasileiro.

O Visconde foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal. Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinar a Carta Régia, em 28 de janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior. O comércio nacional também é homenageado em outra data, 30 de outubro, conhecido como o Dia do Comerciário.

Para ajudar comerciantes a crescerem e evoluírem no concorrido mercado atual, o site Enfoque MS separou algumas dicas que podem ser feitas de maneira fácil e sem muita burocracia. Confira:

1- Produza conteúdo para as redes sociais

A nova geração de clientes prefere comprar no conforto de casa para otimizar tempo e economizar, por isso, investir em conteúdo para internet, além de aumentar o engajamento da marca, gera mais lucro para a empresa. A dita é estude bem o seu público e saiba quais são os produtos que eles mais consomem, assim você saberá quais devem ser postados, mas não se esqueça de deixar destacado na descrição do Instagram e do Facebook o direcionamento para a loja virtual.

2- Crie promoções

Faça uso das datas festivas do ano, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e tantas outras para fazer promoções e gera enganjamento. Muitos produtos ficam encalhados durante um longo período, nesse caso, o vendedor pode criar kits com itens similares com um preço justo ou oferecer outra mercadoria que se complementam. Para os compradores mais frequentes a dica é fornecer descontos e benefícios para ele usar na loja.

3- Ofereça diversas opções de pagamento

Também é necessário dar opções para o cliente na hora de fazer o pagamento, por isso é essencial se adaptar ao mercado atual. Algumas formas de pagamento que você pode oferecer em sua loja são: cartão de crédito de diversas bandeiras, cartão de débito, transferência, boleto bancário e pix.

4- Treine a equipe 

Para quem tem uma equipe de vendedores deixar esta preparada para qualquer situação que possa ocorrer no momento do atendimento é fundalmental. Os funcionários precisam garantir para o cliente que ele está levando a melhor opção e que atenda todas as suas necessidades, para isso, todos precisam ter conhecimento sobre os produtos, saber tirar as dúvidas e, depois da compra efetuada, fazer o pós-venda perguntando se realmente aquele item atendeu as expectativas do cliente.

Confira cinco filmes para assistir neste Dia do Comerciante

Fome de Poder (2016)

Esta cinebiografia não autorizada conta a incrível história de sucesso do vendedor Ray Kroc, interpretado por Michael Keaton. Depois de notar uma movimentação de clientes incomum na lanchonete dos irmãos McDonald’s, no sul da Califórnia, Kroc encontra nela uma forma de criar uma das principais redes de fast food do mundo. Um dos pontos altos do longa é a forma de o vendedor aplicar estratégias duvidosas para afastar os irmãos da lanchonete e criar o império sozinho. Disponível na HBO Max.

À Procura da Felicidade (2007)

Este ainda é um dos filmes mais assistidos por quem busca histórias inspiradoras. No drama baseado em fatos reais, Chris Gardner, interpretado por Will Smith, passa por sérias dificuldades e problemas financeiros, sendo abandonado pela sua esposa e tendo que criar seu filho Christopher sozinho, morando em abrigos públicos, enquanto usa sua estratégia de vendedor para conquistar um emprego. Disponível na Netflix.

Coco antes de Chanel (2009)

Um exemplo de empreendedorismo feminino, este é outro drama baseado em fatos reais, contando a história de Coco Chanel. Interpretada por Audrey Tautou, a jovem tem um talento incrível para a costura e se inspirou nas roupas de seu amante para criar uma sofisticada linha feminina, lutando contra críticas e intimidações machistas e se tornando uma das principais referências na moda parisiense. Disponível no Telecine.

Jobs (2013)

Também baseado em fatos reais, este é um drama sobre Steve Jobs, inventor e empresário americano e um dos fundadores da gigantesca Apple. Protagonizado por Ashton Kutcher, o longa narra a vida do gênio desde sua fase hippie até o sucesso com os produtos eletrônicos. O foco principal do filme está nas batalhas que Jobs enfrenta para tirar suas ideias do papel, lançando seu primeiro produto dentro de sua garagem até atingir fama mundial. Disponível na Netflix.

Walt antes de Mickey (2015)

Neste filme, igualmente inspirado numa história real, nos aproximamos mais de Walt Disney, interpretado por Thomas Ian Nicholas, e podemos acompanhar sua carreira de sucesso e sua busca constante para aperfeiçoar seu trabalho, buscar uma equipe e então criar uma das mais famosas e fortes marcas que temos até hoje, Disney, por meio de seu maior sucesso: Mickey Mouse. Disponível no Amazon Prime Video.

Fale com a Redação