Mais de 80 mil pessoas farão Encceja neste domingo em MS

189

Publicado em 19/11/2017 07h42

Mais de 80 mil pessoas farão Encceja neste domingo em MS

Número de pessoas que vão fazer exame para obter diploma é parecido com o total de inscritos no Enem

Da redação

Quem não conseguiu se formar nos ensinos médio e fundamental na idade ideal terá a oportunidade de concluir a escolaridade através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, que será realizado hoje (19). O Mato Grosso do Sul somou 80.024 pessoas inscritas.

Se as faltas forem poucas, mais gente terá feito o Encceja do que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que contando com a taxa de abstenção teve 58,8 mil candidatos.

Essa comparação, feita excluindo-se as particularidades de cada uma das avaliações, mostra o volume de pessoas que por motivos diversos não terminaram os estudos e agora querem recuperar o tempo perdido.

“As provas são diferentes. Essa comparação mostra o baixo número de inscritos do Enem, que antes dava essa certificação. Eu achava isso muito importante e, para mim, era uma das coisas mais positivas. Você não diferenciava o que recebeu o certificado e poderia ingressar em uma universidade, tal como o que concluiu os estudos em tempo hábil”, na avaliação do doutor em educação e professor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Antônio Osório.

O exame será aplicado em dois turnos. De manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45; os testes começam às 9h e terminam às 13h, no horário de Brasília. Os candidatos do ensino fundamental farão provas de ciências naturais, história e geografia. Para o ensino médio, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, além de ciências humanas e suas tecnologias.

No turno da tarde, os portões abrem às 14h e fecham às 15h15. O exame começa às 15h30 e vai até as 20h30. Os candidatos do ensino fundamental farão as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática e redação. Para o ensino médio, haverá os testes de linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Para obter a certificação do ensino fundamental, é exigido que o candidato tenha completado 15 anos de idade até o dia da realização do Encceja. Já quem busca o diploma do ensino médio, precisa ter no mínimo 18 anos completos no dia da prova.

Maiores de idade podem tentar obter o certificado de ensino médio mesmo que não tenham concluído o fundamental. Com a certificação, a pessoa comprova capacidade escolar e poderá buscar formação em nível superior ou técnico, e torna-se apta a prestação de concursos públicos.

Prova

São 30 questões objetivas para cada área do conhecimento, além da redação. Cada questão apresenta quatro alternativas. A diferença entre as provas para os ensinos fundamental e médio encontra-se na divisão das áreas do conhecimento e nos conteúdos abordados, devido ao grau de exigência de cada nível.

Para obter a certificação, o participante deve alcançar uma pontuação mínima nas provas objetivas e na redação. É exigido que o candidato alcance 100 pontos de 200 em cada disciplina, ou seja, 50% de acerto.
Da mesma forma, a redação também precisa de um aproveitamento de pelo menos 50%.

Quem não atingir a pontuação mínima exigida poderá fazer novamente o exame e tentar novamente a certificação. Além disso, é possível solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas do conhecimento em que o aluno tenha sido aprovado em edições anteriores do exame.

Exame é ara quem nao concluiu os estudos na idade ideal