Evento gratuito apresenta concertos acompanhados por coros e solistas, além de obras inéditas de compositores locais
Nesta segunda-feira (22) inicia mais uma edição do concerto de expressão cultural da música erudita em Mato Grosso do Sul. Iniciado em 2007, o Encontro com a Música Clássica vem para sua 15ª edição, trazendo apresentações de orquestras e operetas compostas por atores e cantores da cidade. A entrada é gratuita no Teatro Glauce Rocha.
Serão cinco dias de apresentações, com início às 20h. Serão distribuídos gratuitamente 750 ingressos por noite, que poderão ser retirados no local com antecedência. A organização pede que o público colabore com a doação de alimentos não perecíveis, que serão revertidos para instituições de caridade.
Este ano, o tema será “Voz”, dando atenção especial para coros e solistas. O público poderá acompanhar missas, óperas, cantatas e a execução de canções populares, incluindo temas de musicais da Disney.

Destaque para a estreia da Opereta Pantaneira, uma obra cênico-musical que fala do Pantanal a partir de seus mitos, lendas e “causos” e retrata seus ritmos, suas cores e suas belezas naturais. O repertório mistura as influências da música regional e da música de concerto e foi especialmente composto por Eduardo Martinelli, Rodrigo Faleiros e Ivan Cruz. Ele será executado pela Orquestra Sinfônica de Campo Grande junto de Fernando Lopes, Marta Cel e Melissa Azevedo.
A programação também inclui o show “Acústicas da Natureza”, performado por Tetê Espindola e a Orquesta de Câmara do Pantanal. Estão previstas ainda duas homenagens: uma à eterna Dama do Rasqueado, Delinha – que faleceu no dia 16 de junho aos 85 anos – e outra, na abertura, pelos 200 anos da Independência do Brasil.
Prezando sempre pela inclusão de projetos sociais e educacionais ligados à música, alunos de diversas instituições se apresentarão junto da Orquesta Sinfônica Municipal de Campo Grande. Haverá a tradicional arrecadação de alimentos não perecíveis para doação.
Sobre o evento
O Encontro com a Música Clássica estreou em 2007 e desde então trouxe para os palcos sul-mato-grossenses dezenas de artistas brasileiros de diversos estados, assim como músicos estrangeiros da Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Itália, Trinidad y Tobago, Bulgária, EUA, Bulgária, entre outros.
Ele tem atuado de forma transformadora, pois seu alcance vai além das apresentações gratuitas e proporciona também uma formação aos estudantes e futuros profissionais da área através do intercâmbio cultural com os artistas convidados. As atrações também enriquecem o potencial turístico do Estado, ao atraírem públicos de outras localidades por meio de sua programação diversificada.
Programação completa
- SEGUNDA-FEIRA – 22/08
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Coro Lírico Cant’Arte
Marcelo Dias, Suely Freitas, Viviane Pricella
Obras apresentadas: Missa em Sol Maior-D167 de Franz Schubert, Missa Criolla de Ariel Ramires e Cortina Lírica com Árias de Óperas
Direção Musical: Maestro Eduardo Martinelli
- TERÇA-FEIRA – 23/08
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Coral Sindifiscal de MS
Coral Municipal de Sidrolândia
Grupo teatral Transart
Abertura: Duo Amabile, com Marcelo Fernandes (violão) e Ana Lúcia Gaborim (canto)
Obra apresentada: “No Greater Love” (Maior Amor) – J. W. Peterson; encenação da Paixão de Cristo
Direção Musical: Maestro Rodrigo Faleiros
- QUARTA-FEIRA – 24/08
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Iso Fischer, Grupo Vocal CanteMus, Projeto Oficina de Canto da Fundação Zahran
Obras apresentadas: concerto com temas de filmes, obras de Iso Fischer e Poesias Cantadas de Manoel de Barros
Direção Musical: Maestro Rodrigo Faleiros e Gleison Ferreira
- QUINTA-FEIRA – 25/08
Tetê Espindola e Orquestra de Câmara do Pantanal
Show Acústicas da Natureza
Direção Musical: Maestro Eduardo Martinelli
- SEXTA-FEIRA – 26/08
Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande
Marta Cel, Melissa Azevedo e Fernando Lopes
Obras apresentadas: Opereta Pantaneira (estreia) e homenagem à Delinha, com a participação de convidados especiais
Direção Musical: Maestro Eduardo Martinelli