19.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 21 de maio, 2025
spot_img

Por que gatos tem obsessão por caixas de papelão? Entenda esse comportamento

Os tutores podem investir em brinquedos caros e bonitos, mas o que os bichamos gostam mesmo é do simples

Para um dono de gato, não é nem perto de ser um cenário atípico encontrar o seu felino completamente fissurado na caixa de papelão que chegou junto da sua última encomenda. Na visão dos nossos animais de estimação, é quase como se eles tivessem ganhado um brinquedo novinho em folha — ou até melhor do que isso.

A maioria dos tutores diz que pode investir em brinquedos caros e coloridos, mas o que esses animais gostam mesmo é de brincar com as embalagens.

Mas qual a razão dos bichanos ficarem obcecados com esses objetos nem um pouco especiais? Embora não haja nenhum tipo de pesquisa existente nos dias de hoje que forneçam uma certeza para essa dúvida, especialistas em animais de estimação ao redor do mundo possuem algumas teorias sobre o tema. Veja só!

Gatos podem se sentir atraídos pelas caixas de papelão por inúmeros motivos. Porém, uma das explicações mais plausíveis é pelo fato desse objeto ser uma novidade no dia a dia dessa criatura. Nesse sentido, as caixas podem conter cheiros ou uma textura que seja considerável interessante para o gato poder se esfregar. “Eles gostam de arranhar e morder, porque a caixa de papelão é mole e flexível”, afirma a Fernando Lopes, comportamentalista e adestrador animal.

Janaína Nunes, médica-veterinária e especialista em felinos, comenta o hábito do bichano por outra perspectiva. “Isso acontece porque eles gostam de toca. Esses espaços são locais seguros para os gatos”, ensina. 

Claro que um ambiente gatificado também é atraente — e importante — para os felinos. Mas até sacola de papelão e malas são interessantes para eles, desde que possam entrar nelas. “Lembrando que gatos são predadores, então eles gostam de esconderijos e lugares em que eles se sintam protegidos”, completa Janaína.

Para finalizar, muitos estudiosos na área já notaram que os felinos costumam apresentar certa obsessão pela forma quadrada e fechada de objetos como as caixas de papelão, cestos de roupa suja e contornos simples no chão. Na visão dos pesquisadores, os gatos estão suscetíveis a criar um “contorno ilusório”, ou perceberem contornos que não existem na vida real. Logo, esses objetos parecem ser muito mais interessantes do que realmente são. 

Fale com a Redação