24/08/2018 16h55
Por: Redação
Termina nesta sexta-feira (24), a 11ª edição da Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa, que visa concentrar de esforços e unificar a mensagem de combate à violência, sendo um chamado aos tribunais para trabalhar fortemente pelo enfrentamento à violência contra as mulheres.
A ação é realizada três vezes ao ano: em março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres; em agosto, em alusão ao aniversário da promulgação da Lei Maria da Penha; e em novembro, durante a Semana Internacional de Combate à Violência de Gênero, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Na Capital, durante toda a semana, foram realizados eventos importantes, Na segunda-feira (20), a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar iniciou as atividades, no auditório da UEMS, com o Painel Literário: As Relações de Gênero nos Textos Literários. O evento foi direcionado a acadêmicos de todos os cursos e contou com mais de 200 participantes, que prestigiaram as palestras de Flávio Adriano Nantes Mattos (UFMS) e Carlo Fabrizio Campanile Braga. O diálogo foi considerado um sucesso.
Na terça-feira (21), no Fórum da Capital, o palestrante Tiago Duque, docente da UFMS, direcionou seus ensinamentos para assistentes sociais, psicólogos e estagiários lotados no Núcleo Psicossocial.
Na quarta-feira, a equipe de colaboradores da Coordenadoria da Mulher realizou a distribuição de material informativo em alusão ao ano da Mulher Rural (ONU 2018) e visitou a escola municipal Dartezi Novaes Caminha, levando a apresentação de uma esquete teatral.
Nas comarcas do interior, os juízes que atuam na área de violência contra a mulher também realizaram atividades apoiando a Semana da Justiça pela Paz em Casa.
Em Inocência, por iniciativa da equipe psicossocial, composta pela assistente social Rozimeire Nobriga e psicólogo Luiz Fernando de Lima Alves, foi realizada uma mobilização voltada às várias ações de combate a violência contra a mulher com a rede de atendimento, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Defensoria Pública.
Na comarca de Figueirão, na quinta-feira (23), a assistente social da comarca de Camapuã Dirlene Joceli Colla da Silva, a vereadora Flávia Bravo, a assistente social Olegna Andréa Silva, além de outros parceiros, realizaram na Comunidade Santa Tereza uma conversa sobre os casos de violência contra a mulher e sobre a mulher em situação de violência.
Ainda no município de Figueirão, na Câmara Municipal, foi realizada uma audiência pública para divulgar a campanha que busca romper os ciclos de violência doméstica e familiar e propagar as ações da Coordenadoria da Mulher de MS.
Na cidade de Camapuã, município que fica 145 quilômetros distante da Capital, a Coordenadoria Municipal da Mulheres realizou uma palestra para os estudantes da Escola Estadual Camilo Bonfim, ministrada pela assistente social do Fórum Dirlene Joceli Colla da Silva, visando orientar os alunos sobre os casos de violência e como combatê-los.
Em Nova Andradina, a Secretaria de Assistência Social e de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Fórum da cidade, convidou a doutora em Psicologia Social Jacy Correa Curado para ministrar a palestra “O que querem as mulheres: Um diálogo para superar a violência”, direcionada para 370 pessoas, no auditório da Câmara de Vereadores do município.
O juíz Walter Arthur Alge Netto, da 3ª Vara Cível de Nova Andradina, explicou que apesar, de a 11ª Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa estar chegando ao fim, as ações na cidade vão continuar. “Vamos promover a capacitação do Programa Mulher Segura, que é uma iniciativa da Polícia Militar. Juízes, promotores e defensores públicos participam ministrando palestras, além de um encontro onde falarei aos jovens de uma escola e ainda temos um jurí de feminícidio, agendado para o fim do mês”, afirmou ele.
Em Corumbá, o juiz Deyvis Ecco, da 2ª Vara Criminal onde são julgados os processos afetos à violência contra a mulher, comemora os resultados positivos dessa semana de esforços concentrados, quando foram realizadas 47 audiências, resultando em 20 sentenças. E mais: foram proferidas mais 21 sentenças, sem a realização de audiência, zerando assim os processos envolvendo esse tema.
Encerrando a programação, a juíza Luciane Buriasco Isquerdo falará sobre Violência de Gênero no V Encontro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica da Regiãop Centro Oeste, que está sendo realizado na Associação dos Defensores Públicos de MS (ADEP/MS), na Capital.
De acordo com a juíza Jacqueline Machado, da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, assim como em todas as edições, a Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa trouxe resultados positivos, tanto em questão dos julgamentos quanto nas ações multidisciplinares realizadas nas comacas.
“Essas ações dão uma visibilidade muito grande para podermos discutir sobre a mulher em situação de violência, além de levar informação palestras e ações que encorajam as mulheres a denunciar, fazendo com que elas se sintam mais seguras ao saberem que têm uma lei para ampará-las”, concluiu a juíza.
Com assessoria TJMS.




















