Campanha nacional de vacinação contra a pólio e sarampo encerra na sexta

357

Em MS, a meta é de imunizar 95% das crianças entre um e cinco anos incompletos

26/08/2018 12h56
Por: Redação

A Campanha Nacional contra a Poliomielite e o Sarampo acaba nesta semana, na sexta-feira (31). O Ministério da Saúde pede que os pais levem seus filhos de 1 até 5 anos até a unidade de saúde mais próxima para se proteger contra essas doenças. As vacinas são de graça e estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em um balanço divulgado na última quarta-feira (22), 5 milhões de crianças ainda não tinham sido imunizadas no país. Essa última atualização feita pelos estados mostra que 56% crianças de todo o país estão protegidas – a meta é atingir pelo menos 95%.

Em Mato Grosso do Sul, o balanço apresentado, precisava vacinar 70,2 mil crianças. Para atingir a meta dentro do prazo, teria que ser aplicada média de 7,7 mil doses por dia.

A campanha tem por objetivos:

  • Vacinar quem nunca tomou a vacina;

  • Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas;

  • Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Ainda segundo o Ministério da Saúde são ofertas todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 19 para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o país. “O prazo para término da campanha está se aproximando, é 31 de agosto. O esforço do país é impedir que doenças já eliminadas não retornem o Brasil. Esse é um trabalho de toda a sociedade”, ressalta o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina na vida serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP).

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.

Campanha nacional de vacinação contra a pólio e sarampo encerra na sexta