Campo Grande investiga quatro casos suspeitos de sarampo

327

Sesau faz alerta para a necessidade de vacinar crianças. Apenas 52% das crianças foram vacinadas contra pólio e sarampo.

28/08/2018 18h26
Por: Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou nesta terça-feira (28) que investiga quatro casos suspeitos de sarampo em Campo Grande, envolvendo crianças com 1, 2 e 5 anos de idade, e um adulto, de 28 anos. Somente neste ano, foram notificados 14 casos suspeitos de sarampo na Capital, sendo 10 já descartados.

O sarampo é considerado uma doença altamente contagiosa pelos mesmos motivos da pólio. Pode ser transmitida por meio das secreções expelidas na tosse, no espirro e na fala. Os sintomas mais característicos são a febre alta e as manchas avermelhadas pelo corpo, mas outros sintomas podem aparecer como tosse, coriza ou conjuntivite.

A doença é grave, porque pode levar a complicações sérias como pneumonia e problemas neurológicos definitivos, como o retardo mental.

A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, termina na próxima sexta-feira (31).

Ontem (27), a SESAU divulgou que apenas 52% do público-alvo foi vacinado, equivalente a 24,8 mil crianças. A meta é de 95%, cerca de 47,5 mil crianças.

Ainda de acordo com a secretaria, existem 66 unidades básicas de saúde na Capital que estão realizando as vacinações, com reforço nas salas de vacinação dos CRSs Aero Rancho, Nova Bahia, Tiradentes e Coophavila vão aplicar as doses, também no fim de semana (1 e 2 de setembro), das 7h15 às 16h45, com intervalo reduzido para o almoço.

Cristiane Rocho