Feirão digital oferece equipamentos de conversão de sinal

309

Faltando menos de uma semana para o desligamento do sinal analógico, evento acontece neste sábado (27) na Praça Ary Coelho, em Campo Grande

26/10/2018 19h24
Por: Redação

Com o desligamento do sinal analógico da TV no dia 31 de outubro, em Campo Grande e em Terenos, o Seja Digital, entidade que administra a digitalização dos canais de TV e RTV, realiza Feirão Digital, neste sábado (27) e domingo (28), na Praça do Rádio em Campo Grande.

O Feirão começa às 7h30 e deve ir até as 16h, com orientações, agendamento para quem está inscrito em programas sociais do governo e tem direito ao equipamento – e para quem não tem, o feirão oferece o kit de conversão de sinal a preços acessíveis.

Fim do sinal analógico

Em Campo Grande e Terenos, o sinal analógico de TV será desligado no dia 31 de outubro e, após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital.

A Seja Digital orienta que para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se a antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa de um conversor externo, aparelho que transforma o sinal digital em analógico e permite que a TV continue transmitindo a programação.

Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Feirão Digital oferece equipamentos de conversão a preços acessíveis. Foto: Alexandre Cabral