Chegada do período de chuvas favorece produção de energia e permite redução de preços para o consumidor
31/10/2018 19h35
Por: Redação
As contas de energia devem ficar mais baratas a partir de novembro. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária vai passar de vermelha para amarela. A informação foi divulgada pela agência na última sexta-feira (26) e confirmada pelo Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa-MS (Concen), nesta quarta-feira (31).
Com a mudança, a tarifa que era de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos vai passar para R$ 1 a cada 100 kWh. Essa tarifa mais alta, cobrada nos últimos cinco meses, pôde ser alterada agora em função do período de chuvas. Com o nível mais elevado dos reservatórios das usinas hidrelétricas é possível produzir mais, e consequentemente, reduzir os preços.
Conforme avaliação da presidente do Concen, Rosimeire Costa, o cenário melhorou, mas, ainda não será possível fechar o ano com bandeira verde.
“Havia um prognóstico de que este ano talvez não entrássemos em bandeira amarela até dezembro, mas é possível agora que persista até o fim do ano, e, isso decorre das chuvas que estão mais fortes e isso acaba equilibrando os subsistema. Porém, conversamos com especialistas e o sistema hidrológico ainda é desfavorável, inclusive para as prospecções relacionadas ao plantio das culturas de verão, por isso não devemos encerrar o ano com a bandeira verde”, informou.




















