21 C
Campo Grande
quinta-feira, 15 de maio, 2025
spot_img

MS alcança menor desigualdade em quase uma década e avança com busca ativa

O Governo de Mato Grosso do Sul deu mais um passo no combate à extrema pobreza com a atuação da busca ativa, estratégia que leva equipes diretamente às residências de pessoas em situação de vulnerabilidade para garantir o acesso ao programa Mais Social. Nesta fase da iniciativa, Alice Cano Ferreira, moradora do bairro Los Angeles, foi uma das primeiras a receber o cartão do benefício, que assegura R$ 450 mensais para compra de alimentos, gás e itens de higiene.

“Hoje entraram em contato para liberar o cartão. Vai me ajudar bastante, eu tenho certeza! Já vou fazer minha comprinha para casa, para minha família. Moro no bairro Los Angeles e estou muito feliz pelo meu benefício”, comemorou Alice, logo após receber o cartão e fazer suas primeiras compras na última quinta-feira (8).

Na mesma data, o IBGE divulgou que Mato Grosso do Sul tem a quinta menor desigualdade social do País, segundo o Índice de Gini, que atingiu 0,455 – o melhor resultado estadual desde 2016 e abaixo da média nacional (0,506).

MS alcança menor desigualdade em quase uma década e avança com busca ativa
MS alcança menor desigualdade em quase uma década e avança com busca ativa

Outro exemplo do alcance da iniciativa é Ana Cláudia Reis da Paixão Mourão, do bairro Dom Antônio Barbosa. “Fui selecionada, me procuraram. Eles me deram muita atenção na minha casa. Me surpreendi. Pediram para eu trazer minha documentação e foi muito rápido. Estou agradecendo porque vai me ajudar muito. Não tenho salário nenhum e estou na fila do INSS”, contou emocionada.

Desde 17 de março, a busca ativa já realizou mais de 2,1 mil visitas nos 79 municípios do estado, a partir de um mapeamento detalhado conduzido pela Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) em parceria com a Segem/Segov. Os técnicos, devidamente identificados com colete azul, crachá e tablets, percorrem comunidades para fazer o pré-cadastro de novos beneficiários.

MS alcança menor desigualdade em quase uma década e avança com busca ativa

O Mais Social é um programa estruturante que garante a segurança alimentar e, de forma transversal, promove qualificação, oportunidades de renda e acesso à educação. O valor mensal do benefício é exclusivo para a compra de alimentos, gás de cozinha e produtos de higiene, sendo proibida a aquisição de bebidas alcoólicas e produtos derivados do tabaco.

A secretária da Sead, Patrícia Cozzolino, destacou a meta ousada do governo estadual: “Estamos usando o georreferenciamento para encontrar as pessoas invisíveis ao poder público. Queremos, ainda em 2025, poder dizer que Mato Grosso do Sul será o primeiro estado do País a erradicar a extrema pobreza”.

Segundo a superintendente do programa, Andressa Farias, os novos beneficiários já recebem o cartão com os primeiros R$ 450 disponíveis. “Eles precisam apenas desbloquear e já podem fazer as compras do mês”, completou.

Fale com a Redação