Com a chegada do mês de julho, o calendário de licenciamento anual do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) avança para uma nova etapa. Neste mês, proprietários de veículos com placa finalizada em 6 devem quitar a taxa obrigatória para emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
O documento é indispensável para a circulação regular dos veículos e está disponível em formato físico e digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O pagamento pode ser realizado pelo site e aplicativo “Meu Detran”, além das agências bancárias e casas lotéricas.
Multa e apreensão
Quem perder o prazo de licenciamento está sujeito a multa de R$ 293,47, além de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e possibilidade de remoção do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Para a emissão do CRLV, é obrigatório estar com o IPVA quitado. No caso de quem optou pelo parcelamento do imposto, todas as parcelas vencidas devem estar em dia para liberar a emissão do documento de licenciamento.
Calendário de licenciamento 2024
- Final 6 – Julho
- Finais 7 e 8 – Agosto
- Final 9 – Setembro
- Final 0 – Outubro
Prorrogação excepcional
O Detran-MS também informou que o prazo para veículos com placa final 3 foi prorrogado para setembro de 2025. A decisão foi tomada após a identificação de falhas na impressão das guias de pagamento, com divergências entre os dados apresentados na capa da correspondência e o conteúdo interno.
A recomendação do Detran é que os proprietários fiquem atentos ao calendário oficial e façam o pagamento dentro do prazo para evitar transtornos e penalidades.
Mais informações podem ser consultadas diretamente no site do Detran-MS ou pelo aplicativo oficial.