22.8 C
Campo Grande
sábado, 2 de agosto, 2025
spot_img

Campanha de doação de sangue mobiliza servidores públicos em Campo Grande

14ª edição da campanha ‘Doe o Melhor de Você’ acontece no Tribunal de Contas de MS

Nesta quinta-feira (24), será realizada a 14ª edição da campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida”, promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul. A ação acontece no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), localizado no Parque dos Poderes, das 8h às 12h, com o objetivo de facilitar a doação de sangue entre servidores públicos.

Idealizada pelo setor de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS), a campanha leva uma estrutura completa para coleta de sangue diretamente nos órgãos públicos, unindo solidariedade, cidadania e conscientização. Desde sua criação, em dezembro de 2021, a iniciativa já percorreu diversos órgãos, como a Governadoria, secretarias estaduais, autarquias e comandos da segurança pública.

A campanha oferece conforto e segurança aos doadores, disponibilizando macas, equipe técnica de saúde, lanches, brindes e suporte logístico. A mobilização conta com a parceria de entidades como Sindifisco, Sindifiscal, Sindafaz, Digix, Unisaúde/MS e Cassems.

Até o momento, foram coletadas 1.277 bolsas de sangue, o que pode salvar até 5.108 vidas. Na última edição, realizada em junho no Comando-Geral da Polícia Militar, foram 150 doações, beneficiando cerca de 600 pessoas.

Além de incentivar a doação, a campanha promove reflexões sobre a importância dos tributos na manutenção de políticas públicas essenciais, como saúde, segurança e educação, reforçando a relação entre a cidadania fiscal e a justiça social.

Requisitos para doação:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial com foto;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis);
  • Pesar no mínimo 51 kg;
  • Estar bem alimentado no dia da doação;
  • Respeitar os intervalos entre doações (homens: até 4 vezes por ano; mulheres: até 3 vezes).

Pessoas que tenham tomado vacinas recentemente, utilizem medicamentos específicos ou tenham condições crônicas de saúde devem passar por triagem, pois podem estar temporariamente impedidas de doar.

A campanha “Doe o Melhor de Você: Doe Vida” reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a solidariedade e o engajamento social dos servidores públicos, promovendo a saúde e salvando vidas.

Fale com a Redação